Futebol: Alegria do Povo ou Maquinação?

Faz algum tempo, tenho conversado com pessoas que se mostram espantadas com o caos em que vivemos e com a inércia e a proposital covardia - melhor dizer, perversidade – dos políticos e dos que nos governam, que não se tocam com a violência, a insegurança e o desrespeito à Lei e à Ordem, tão placidamente, aceitas pela nossa frívola, inconseqüente e irresponsável sociedade brasileira, em contínuo, ingênuo e perigoso estado de letargia. Ao espanto, entretanto, não se alia a necessária indignação de uma manifestação mais decisiva e autêntica, capaz de contagiar mais pessoas, grupos, entidades, associações, organismos e, se possível, a algum ou alguns partidos políticos, onde reste, ainda, um mínimo de responsabilidade pública e vergonha na cara, a ponto de encabeçar um movimento de oposição ao verdadeiro desmantelamento da ordem na sociedade, que é liderada e estimulada por uma maquiavélica e premeditada desvalorização da família. A Justiça brasileira, por exemplo, é ágil para alterar conceitos sólidos da Constituição que, por direito, deveria ser feito pelo outro Poder, o Legislativo mediante consulta à sociedade, mas, se mostra indiferente aos milhares de pessoas que morrem sem terem suas reivindicações judiciais julgadas, por uma alegada falta de estrutura que ninguém, inclusive o próprio Judiciário nem a sociedade cobra e muito menos exige do Poder Executivo a solução. A propósito da violência, da criminalidade e da desordem total que só cresce e desgraça a todas as classes – menos a Política - em todos os recantos do País, na zona urbana ou rural, vem-me à lembrança uma entrevista de, mais ou menos, vinte anos atrás na qual um jornalista alertava que, a continuar como estava o Brasil, na questão da educação, da distribuição de renda e da corrupção na administração pública, em vinte anos estaríamos iguais à Colômbia! Muito antes disto, já estamos bem piores do que aquele País que tomou providências e mantém a ordem pública, mesmo existindo lá grupos de luta armada, como as FARC`s. Os assassinatos no Brasil já ultrapassam os números de Países em guerra civil há anos, por termos uma autêntica guerra urbana e rural. Também, o que são alguns milhares de mortos num País que aprova, tão entusiasticamente, matar gente indefesa como os fetos, através da prática covarde e cruel do Aborto? O importante hoje no Brasil é a liberdade -libertinagem – de expressar erotismo, indecências e pornografia nas redes sociais, Tvs, Revistas e Jornais, a qualquer hora ou em qualquer lugar, num destaque magistral e sistemático de nádegas e seios recheados de silicone, na maioria das vezes, disformes e ridículos. Enquanto isto, ações estão sendo levadas a termo sem que ninguém se oponha, tais como a construção de estádios de futebol para times de preferência de algum político, ou para agradar esta ou aquela cidade ou Estado, enquanto assistimos a dolorosa paixão e morte de pessoas doentes, por falta de estrutura mínima de leitos e outros recursos médicos na rede pública de saúde. Sem falar na quantidade de medicamentos para doenças graves e que são destinados ao lixo por falta de distribuição para o uso, sem que ninguém pague por isto, ou seja punido!

Mas, o Brasil está em festa! Copa das Confederações aí, todos vibrando de frente a TV, ano que vem Copa do Mundo no Brasil, depois Olimpíadas e, por aí vai.

Assistindo à TV Câmara, agora à tarde, tomei conhecimento de algo sinistro: Na reprise do programa PROPOSTAS PARA A COPA, exibido ontem, 15/06/2013, informaram que está sendo editada MEDIDA PROVISÓRIA PARA PERDÃO DAS DÍVIDAS DOS TIMES CALOTEIROS DO FUTEBOL BRASILEIRO, que conforme confirmaram no programa, já fizeram renegociação com a União por três vezes, sem nunca terem pago nada.

Alguém questionou por que ao invés de favorecer a Clubes de Futebol e a quem, ou administrou mal ou, simplesmente, desviou os recursos para bolsos, cuecas ou outros escoadouros, não perdoam as dívidas das SANTAS CASAS que estão em dificuldades e que são quem atende a grande massa de necessitados?

Aprofundando um pouco mais a questão, essa anistia eliminaria, com certeza, os questionamentos contrários ao patrocínio de Estatais aos times de futebol bem como, “limparia seus cadastros” possibilitando o acesso a generosos financiamentos públicos que, possivelmente, podem chegar a ser, até, anistiados num futuro próximo!

Conforme o mesmo programa, a partir de amanhã já ocorreriam ações, salvo engano, do Ministro dos Esportes, no sentido de sensibilizar o Legislativo para a aprovação de tal medida, o que poderá ocorrer facilmente, posto que as atenções não estariam voltadas para o Congresso Nacional e sim, para a Copa de Futebol.

Enquanto a bola rola

e a população na Tv se cola,

a corrupção à nação assola,

para alegria total dos cartolas!

Autor: João Batista Gomes Maia

Texto editado em 16/06/2013