DE QUEM É O DIPLOMA?

Chegou o dia tão esperado e sonhado. Lutei e batalhei muito por isso e aqui estou prestes a tomar posse de meu diploma.

Mas... E você que não está aqui junto comigo, ou então que nunca teve essa oportunidade de estar recebendo algum tipo de diploma ou certificado?

Será que isso me torna melhor, mais especial ou mais inteligente que você?

Será que conseguir desenvolver com um pouco mais de habilidade um tipo de cálculo se torna mais “digno” de obter o canudo do que você que consegue ter muita habilidade em administrar financeiramente sua casa, planejando muito bem suas contas e despesas?

Será que conseguir se expressar muito bem no papel, em forma de redação numa sala de aula, é ser mais perspicaz do que você que consegue se expressar oralmente com sua família, amigos e colegas mantendo um diálogo e ouvindo maravilhosamente bem? Ou será que realizar um trabalho de Artes é mais avaliativo do que você que consegue decorar sua casa ou seu jardim como uma verdadeira obra de arte rica em talento e sentimentos.

Não com certeza eu não sou melhor e muito menos mais inteligente que você!

Mereço meu diploma? Sim mereço, mas quero compartilhar com você que tem tantas habilidades, tantos talentos, mas que estão sendo compartilhados somente aí onde você está e que ainda, não teve coragem e nem audácia de mostrar tudo isso dentro de uma sala de aula.

Talvez você pense que nunca será capaz, que é um sonho, talvez até uma utopia. Mas saiba que você não imagina o quanto tens pra ensinar dentro de uma sala de aula, com suas experiências e aptidões . Até mesmo esse fio de cabelo brando em sua cabeça será o seu verdadeiro histórico escolar. Seus conhecimentos gerais do cotidiano serão carregados dentro de sua mochila escolar junto com sua vontade de mostrar que para você só faltava o “canudo”.

Tomarei posse do que é meu por direito, mas para isso tive que me despir de medos, inseguranças por achar que fosse tarde para recomeçar. Sabe como consegui superar tudo isso? Colocando em teoria dentro da sala de aula aquilo que eu já fazia na prática com minha família, com meus amigos e no meu trabalho. E com isso conquistei não só esse diploma que é um símbolo, mas a certeza de que fiz a escolha certa e que não decepcionei a mim mesma e nem aqueles que acreditaram em mim e me apoiaram.

Tem dúvida ainda que esse diploma também seja seu??...

Vamos, estão chamando nosso nome para a entrega!!!

.

megh
Enviado por megh em 19/08/2005
Código do texto: T43619
Classificação de conteúdo: seguro