DIAS D’ÁVILA E SUA FESTA JUNINA.

A cidade é conhecida na região pela arrojada festa que costuma fazer nessa época do ano com nome “São João do Bera Ri”, criação do meu filho Alex Sandro, quando era servidor do município, aprovado em concurso público. A festa acontecia sempre no 23 de junho, véspera de São João, e se prolongava por dois ou três dias.

Neste ano, contudo, no início do mês de maio, a prefeita Jussara, depois de examinar o seu custo que beiraria a casa dos três milhões de reais, e diante de tantas demandas de maior importância, decidiu que a festa, em vez de ocorrer no São João como de costume, passaria a se realizar na data do São Pedro, vinte e nove de junho. Concomitantemente com a alteração de data anunciou uma significativa mudança estruturante. A festa começaria com o “São João nos Bairros”, com início em 23 de junho e culminaria com o São Pedro, na Praça de Eventos, à margem do Balneário.

O sucesso foi total e absoluto. O São João nos Bairros foi produzido com a criação de pequenos arraiás espalhados pela cidade. Um na praça principal e outros em alguns bairros periféricos, incluindo todos os distritos. A festa, que era realizada na Praça de Eventos, localizada na periferia da cidade e distante do seu centro e de bairros residenciais trazia dificuldades para que as famílias participassem efetivamente, principalmente pela dificuldade de transporte e de acomodações de crianças e pessoas de idade mais avançada. O São João nos Bairros, ao contrário, levou a festa para junto das fogueiras e a participação das famílias, pela primeira vez, foi a tônica. Além disso, foram convidados músicos da cidade e da região, como sanfoneiros, zabumbeiros, triangueiros, numa valorização da vocação nordestina. As pessoas que se utilizam da festa para ganhar um dinheirinho, como os vendedores de iguarias características da época, também tiveram a sua receita ampliada porque o período de festas passou a ser bem maior.

Não havendo festa neste final de semana em nenhuma das cidades circunvizinhas, o São Pedro de Dias d’Ávila atraiu muito mais gente e a festa foi mais animada. As atrações, bem mais baratas por conta da lei da oferta e da procura, foram decisivas para que o custo da festa fosse reduzido a um terço do inicialmente orçado.

Assim, a prefeita Jussara acertou em cheio. E embora essa decisão tenha se dado muito antes dos movimentos de rua que hoje ocorrem, em que a população exige mais cuidado com a utilização do dinheiro público, a decisão antecipada da prefeita revelou-se absolutamente sintonizada com o sentimento patriótico do povo brasileiro. As famílias de Dias d’Ávila nunca tiveram uma festa tão família e nossa gente nunca forrofiou tanto.

Até os universitários ficaram felizes.

Justino Francisco dos Santos

Escritos. Em 29 de junho de 2013.

Justino Francisco
Enviado por Justino Francisco em 29/06/2013
Reeditado em 29/06/2013
Código do texto: T4364166
Classificação de conteúdo: seguro