RECRIANDO AS AMAZONAS

 

Recente notícia, divulgada pela imprensa mundial, dá conta que a famosa atriz Angeline Jolie , numa corajosa (?) decisão, resolveu se submeter a uma mastectomia radical, extirpando os dois seios (e já pensa em fazer o mesmo com os seus - dela - ovários)!

Tal medida extrema, teria sido motivada pela descoberta de um gene defeituoso e pelo seu histórico familiar, muito embora ela não apresentasse nenhum sintoma de câncer mamário, o que, para o Antenor, o atual da Edileuza, aquele que é portador do virus "polemicus vulgaris", seria assim como alguém amputar as pernas para não se arriscar a uma gangrena futura, guardadas as reais dimensões da comparação.

E se o gene "defeituoso" predispusesse a um câncer cerebral? - arremata ele, maldosamente, fazendo curvar aquele bigodinho horroroso.

E continua, curetando a ferida:

- O pior é que todas as mulheres , fãs ou não da atriz, vão começar (ou já estão) a se assanhar e a correr que nem baratas tontas e os cirurgiões plásticos não vão ter bisturis que cheguem...nem silicone!

E um velho amigo meu, tarado de nascença e opção, me disse, muito tristonho; "Antenor, quanto filé mignon jogado no lixo!".

Essa situação acordou em mim a lembrança da lenda das Amazonas, ferozes guerreiras, hábeis cavaleiras (pra não repetir amazonas) e extremamente precisas com seus arcos e flechas.

Vasta literatura trata do assunto e a mitologia greco-romana descreve, com muita minúcia essa raça de mulheres guerreiras (Plutarco fala delas em seu Teseu , ouviu, caro amigo Gilbertô?) e, segundo algumas vertentes, o vocábulo Amazonas adviria do gentílico iraniano "ha-mazan", que significa, exatamente, "mulher-guerreira".

Diz-se, também, que, as meninas tinham o seio direito impedido de crescer, para que, quando mulheres, ele não prejudicasse o manejo do arco.

Porém, como não viemos aqui com a pretensão de livre docente, voltemos ao que nos impeliu a escrever esta crônica: o ramerrão do dia-a-dia.

Ao mulherio deslumbrado e enlouquecido, vai aqui um alerta; saibam que às Amazonas era proibido sexo com homens e isso eu escrevo, mesmo sem saber como nasciam as tais meninas às quais atrofiavam o seio, mas isso são segredos da mitologia!

Aos maus políticos (será que há os bons?) a recomendação é, no mínimo, uma vasectomia, como forma de erradicar um mal que já parece crônico.

Da mesma forma, um alerta para os homens; se alguém estiver pensando em extirpar a próstata pela mesma razão da Jolie, saiba que estará colaborando para a criação de uma nova estirpe; a raça dos Mijões de Fraldas!

 

(não deixe de ler a colega Valéria Dantas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

paulo rego
Enviado por paulo rego em 30/06/2013
Código do texto: T4365627
Classificação de conteúdo: seguro