TRANSFORMAR, CRESCER, ELOGIAR E HONRAR

Diante dos acontecimentos dos últimos quinze dias, os protestos em todo país, que denota claramente, a precária vida moral dos nossos políticos e por aqueles que estão no serviço público, mantidos pelos impostos que nós somos forçados a pagar, pela obrigatoriedade do voto, que por falta de escolaridade do exercício do voto, que a democracia premia aos cidadãos, frente a uma história forjada entre impérios, ditaduras, má formação política, em decorrência de um poder conquistado, não pelo povo, pelas elites, deixando o povo na periferia da vida, sem saber com que armas lutarem.

As redes sociais através das mídias eletrônicas como Facebook, Twiter, etc., mostraram a fragilidade das relações. Contudo, viu-se o povo na rua, mas não o pobre em sua totalidade; Vimos sim, uma classe média. Não há uma única liderança nos movimentos de protesto, nem pode haver. Um povo que não sabe muito bem o que é política, apenas que o modelo que está aí não funciona e não é mais querido. O que surgirá daí é uma incógnita. Os cientistas políticos e sociólogos já falam em junho como um mês que será lembrado, assim como é lembrado o movimento dos caras pintadas do final do século XX.

Lembrei-me de uma mensagem pregada em minha igreja durante o mês de maio, pelo Pr. Eufrázio Araújo que me deixou inquieta, e que casa com os acontecimentos recentes. De certa forma, fiquei perplexa ante as verdades por ele explicitadas. Verdades estas que mostram a fragilidade da alma humana frente aos desafios, possibilidades, conquistas, impossibilidades e fracassos.

Ele pregou sobre dois textos do Novo Testamento Rm 13.7

Sua ênfase está na história da igreja cristã, que não nos ensinou a honrar os outros, homens e mulheres. Esta é uma peculiaridade do Ocidente que tem dificuldade de reconhecer e honrar os méritos dos indivíduos.

Concordo quando afirma que receber elogios não é coisa fácil. Não sei quanto a você, mas eu tenho dificuldades em receber elogios. Quase não me sinto merecedora de qualquer palavra de reconhecimento, honra. Há um medo quase insano de receber um elogio e depois abrir as asas como pavão e espalhar pavonice por todos os lados. Acho que é o medo do ridículo.

O texto da carta aos Hebreus 11. 38 cita, de forma generalizada, cristãos que morreram de todo a sorte de morte cruel, e de uma vivência miserável por abraçarem a causa do evangelho de Jesus. O autor afirma que foram “homens dos quais o mundo não era digno de conhecer”.

Fico pensando que isto não é coisa do passado. Há homens e mulheres tão honrados quanto no passado. A questão a seguir é: como podemos nos tornar homens honrados, dignos de reconhecimento? Ver no outro alguém digno de honra.

A resposta que o Pr. Eufrázio deu é que não nascemos honrados porque pertencemos a uma família nobre, de pais ilustres por sua formação acadêmica, seu status social. Honra é uma conquista diária, tecida nas teias da vida. Elias foi um homem igual a qualquer um de nós e, no entanto, a Bíblia diz que ele foi trasladado para não ver a morte. Enoque é outro caso idêntico, que andou com Deus e este o tomou para si.

Há valores no mundo e valores espirituais, do Reino de Deus, que precisam ser observados.

1- Amar é um princípio que devo compor o arcabouço da vida de uma pessoa honrada. Alguém já perguntou como se aprende a amar. Amar é um exercício diário durante a existência. João diz que “Deus é amor”.

2- Servir. Aprender a servir é uma característica forte de quem anda com Deus. Todos precisamos entender que é um exercício que faz bem ao outro, mas faz muito bem aquele que pratica o ato de socorrer, de ir em direção ao necessitado, ao aflito, ao que está no leito da dor e da desesperança.

3- Doar. Pode parecer igual a servir, mas não é. Muitos dão o que sobra, do que não fará falta. Contudo, tenho observado que é mais fácil àquele que tem pouco, dividir o que tem com aquele que não tem, do que aquele tem doar significativamente para o que não tem.

Faz-me pensar que aquele que não honra, seu presentem sua doação é vazio de significado. Claro, vai suprir a necessidade daquele que não tem, mas não deixa marcas no interior do ofertante.

Também honra reflete educação perpassada de pais para filhos. Homens e mulheres que sejam honrados e que sejam orgulho dos seus filhos. Ensinando a uma geração de jovens que vale a pena manterem-se firmes, que não vendam por nada, que busquem o caminho certo.

Quantos homens e mulheres poderiam dizer para todos que seus pais foram pessoas honradas, a ponto de colocar uma fotografia em sua sala de estar. Embora, muitos achem que é de mau gosto fazê-lo.

Em tempos de crise de valores éticos e morais, que sempre existiram, mas que pela velocidade com que são veiculadas as informações tornaram-se visíveis diante de todos, os erros cometidos pelos líderes de nossa nação, quais de nós podemos exibir os nossos pais, familiares em geral como pessoas honradas?

Então, além de lutar contra a corrupção que extrapola o meio político, invade o judiciário e todas as esferas do serviço público, além dos conchavos estabelecidos com grandes empreiteiras, e outros serviços pelo país afora.

Estamos vendo, também, um clamor de alguns diante coisas consideradas normais, e até legais. O movimento utilizado pelas redes sociais clama, agora, para que as pessoas sejam éticas em seu viver diário que inclui: não poluir as ruas, canais e rios, não comprar o desserviço de funcionários públicos ou não, para que regulamentem o que não pode ser regulamentado, que não exerce sua profissão com dignidade, com eficiência e eficácia, com honradez; que cada trabalhador seja digno do seu salário. Além de pequenas infrações como estacionar nas calçadas, sair com seus cães pelas ruas, sujando e não acondicionando os dejetos em lugar certo, sendo maus vizinhos, maus motoristas no trânsito, fazendo arruaças, embriagando-se e causando mal aos que circulam ao seu entorno.

Chamo também a atenção para os presídios, aos agentes penitenciários, a polícia, e todas as instâncias de poder judiciário que precisa de mudanças estruturais urgentes, pois quem está nos presídios não são recuperados, ao contrário, tornam-se doutores em violência, porque saíram das ruas, mas não saíram da marginalidade.

Não podemos ter uma visão e atitude cínica diante da vida, caso contrário, nossa existência será miserável. Precisamos empreender uma luta acirrada em direção à consolidação de valores éticos, morais e espirituais que fortaleçam a estrutura familiar, a sociedade, a nação

Repetirei aqui a frase da música gospel: "Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor". Dizendo isto, não conclamo que o Brasil se torne uma teocracia. "Deus não é brasileiro. Ele ama o mundo inteiro". Amor, ética, honra, dignidade, são a base da construção de cidadãos de bem, que rejeitam o "jeitinho", que luta contra a impunidade, a degradação moral, e a favor do crescimento em prol de uma sociedade justa, e envolvida com o bem-estar da população.

UTOPIA? EU CHAMO ESPERANÇA.