*Projeto Avançando Bem*

Estou envolvida em um projeto de desenvolvimento e implementação de novo produto na empresa onde trabalho. Esse projeto tem prazo previsto de quatro meses, e dois já se foram. Fazendo uma avaliação nesta "metade do caminho", creio que a equipe está avançando muito bem, pois alguns resultados já começam a aparecer, e a integração que está ocorrendo entre as empresas e os setores envolvidos já demonstra um grande aprendizado que estamos tendo.

Em qualquer projeto, pode-se dizer que há algo de empolgante em ver os resultados do trabalho de todos começando a aparecer. Já temos, por exemplo, especificações de relatórios, descritores de operações financeiras, plano de contas contábeis, política de crédito, política de cobrança, trânsito de arquivos de retorno bancário, e design de identidade visual. Para obter cada um desses resultados, houve o esforço de todos, cada qual em sua equipe, interagindo com os demais setores e com as outras empresas envolvidas no projeto.

Essa interação, e até mesmo integração, entre os setores e empresas, é o que proporciona um intenso aprendizado para toda a equipe em relação ao produto que está sendo desenvolvido, e também em relação ao modo de realizar esse desenvolvimento e implantação. Conversar com pessoas de outros setores, questionar pessoas das outras empresas envolvidas no projeto, trocar ideias com pessoas de outras empresas que estão implantando ou já implantaram o produto, tudo isso faz parte de um desenvolvimento em três âmbitos: do produto, do projeto, e do processo de construção disso tudo.

Acredito que essas três dimensões do trabalho estão sendo desenvolvidos em um processo de contínuo aprendizado. A empresa está aprendendo a implantar um produto novo utilizando um método de Projeto, que de certa forma constitui uma novidade. E além disso, as equipes das áreas de sistemas e de negócio estão aprendendo, ou aprimorando seu aprendizado, de trabalhar segundo o método de Projetos, todos atuando mais intensamente na prática de contribuir uns com os outros, trocar ideias com pessoas de empresas diferentes, e eu aprendendo a cobrar prazos e tarefas, feliz por ter essa incumbência junto de uma equipe tão dedicada e competente, que essa cobrança se mostra desnecessária.

Percebo que outro importante aprendizado que se está realizando é o do método, do como-fazer. A maneira de realizar o desenvolvimento de um novo produto com a organização na forma de Projeto parece a melhor forma, e a mais eficiente, de fazer esse processo. Chamo de processo porque é uma atividade que se repete e há de se repetir a cada novo produto que a empresa passar a comercializar. E com este aprendizado, vamos consolidando a prática do processo de desenvolvimento de produto por Projetos.

Avalio, nesta metade do projeto, que este método de processo-projeto-produto está mostrando resultados que já estão nos empolgando, e que a equipe está avançando muito bem, pela sua integração, internamente e com outras empresas, e especialmente pelo intenso aprendizado que está sendo produzido.