A comida no facebook

Você, que tem o hábito – ou vício – de acessar o facebook dia e noite, com certeza já se deparou com gente postando fotos de comida – muitas vezes só da comida, toda arrumadinha em cima da mesa –, com comentários do tipo “Olha o que o meu benzinho acaba de preparar para mim”, “Hummmmmm, que delícia!”, “Está servido?”. Quando o prato é muito sofisticado, a foto geralmente é em close, para que os simples mortais do outro lado possam visualizar bem os detalhes – como a gotinha de calda de caramelo suíço dando um toque de leveza na folhinha de hortelã de uma sobremesa francesa, ou os cinco tons de rosa dos camarões gigantes sem casca dispostos em círculo ao redor de legumes importados do Ceilão ou das Ilhas Canárias. Outras vezes, as pessoas aparecem comendo, bebendo, rindo, se divertindo; quando é comida japonesa, adoram mostrar que sabem usar os palitinhos, e fazem até pose para a foto.

É ou não é?

Segundo o antropólogo Roberto Da Matta, “a comida vale tanto para indicar uma operação universal – o ato de alimentar-se – quanto para definir e marcar identidades pessoais e grupais, estilos regionais e nacionais de ser, fazer, estar e viver.” No facebook isso é claro, e nele podemos identificar, a meu ver, dois tipos bem específicos de postagens com fotos de comidas: aquelas que destacam pessoas e grupos da grande maioria da população e reforçam a ilusão (neles e nos outros) de que um abismo os separa dos simples mortais, mostrando-os dignos e merecedores de refeições sofisticadas e caríssimas, que não são para ‘qualquer um’; e aquelas que definem e marcam uma identidade mais democrática, visando muito mais incluir que excluir: a do brasileiro simples e alegre, que ama uma cervejinha gelada, um filé acebolado com amigos num boteco, uma traíra sem espinho no bar do Zé, uma lasanha de frango no domingo com a família: comida simples e gostosa, bem feitinha, que marca um estilo de vida agradável (que a maioria das pessoas pode se dar) e, ao mesmo tempo, mostra aos que estão do outro lado que ali todo mundo está feliz, curtindo a vida com amigos, com a família ou namorados – eu diria até que faz parte do cerimonial das fotos que os outros saibam que todos ali estão bem: o sinal dos dedos em V e a latinha de cerveja levantada são os símbolos mais corriqueiros dessa alegria de viver no facebook, que o outro PRECISA ver, para compartilhar ou invejar.

Por coincidência, minha mulher acaba de me chamar para o jantar. Hoje teremos Confit de Canard com purê de batatas e maçã caramelizada, harmonizado com um vinho simplesmente espetacular: o La Tâche de Romanée Conti 2007.

Está servido?

Flávio Marcus da Silva
Enviado por Flávio Marcus da Silva em 06/07/2013
Código do texto: T4375115
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.