Desabafo de um brasileiro alem-fronteira

Ver o Brasil perder a Copa do Mundo quando se mora nos Estados Unidos ainda é mais dolorido...

Um fenômeno muito comum que acontece com quem mora fora do Brasil é que a pessoa se torna a mais patriota de todas. Isso é fato!! Você quer amar o Brasil? É só morar no exterior.

A saudade do pãozinho com manteiga, do cafezinho, do picolé sabor de fruta, do pão-de-queijo, do pastel, do passeio à padaria depois do almoço de domingo, da feira, da praia em todo feriado, da caipirinha, da fogueira de São João, da quermesse, da novela das 8, do Carnaval, da festa, da alegria e do calor humano brasileiro nos açoita todo dia e em todo minuto. Procuramos as notícias do Brasil nos jornais e devoramos todas... A violência e a corrupção política estão sempre em destaque, para nossa tristeza, e, diante dessas tristes notícias, os sentimentos se misturam a saudade. Um certo alívio por não estar ali na hora em que queimaram ônibus, depredaram o comércio e atiraram contra os policiais se adiciona ao medo por aqueles que ainda estão dentro dessa realidade e que amamos tanto...

Então, vem o futebol... a Copa do Mundo... e o nosso peito se estufa de novo, cheio de orgulho desse país que não é só desgraca, não! É futebol, é samba, é arte, é "gingado", esse jeito solto de jogar que exprime tão bem o que é ser brasileiro e vale a pena, agora, abrir os jornais.

Ver o Brasil perder a Copa aqui no exterior é desatar esse laço mais uma vez, é afrouxar os nós de novo, é cair na realidade de onde estamos, é acordar de um sonho, de um "faz-de-conta que estamos no Brasil"...

Durante os jogos que ganhamos, só nós, brasileiros, pulamos e gritamos gol, enquanto lá fora, tudo continuava sereno e silencioso, e no dia em que perdemos, apenas as nossas lágrimas rolaram, solitárias neste país onde a paixão é qualquer esporte, menos o futebol. E como fazer um americano entender como é bonito ver um drible, ver um passe bem feito e um gol de falta?? Nao dá pra explicar sentimentos...

É triste ver daqui a derrota do Brasil e como é triste, daqui, imaginar a tristeza que invadiu o meu país e que silenciou uma nação. Como é triste perceber, mesmo daqui, de tão longe, que as buzinas nao roncaram pelas ruas, os fogos não explodiram no ar, o grito ficou engasgado... parece que posso ver a decepção nos rostos dos meus amigos, dos meus familiares e de todos os brasileiros!