Amor incondicional

A linguagem do amor é bem compreensível entre os homens. Todos falam de amor neste mundo. Do amor que sonham, do amor que têm, do amor que perderam, do amor que de repente virou desamor, ou o que não era amor, era só paixão. Amor é conseqüência natural da vida, as pessoas já nascem unidas por vínculos de afeto e de dependência, e então, nunca mais conseguem viver sozinhas. Mas o amor do qual quero falar não é esse amor quase banal que todos dizem sentir, que todos dizem amar num segundo e parecem esquecer no próximo. Eu quero falar do amor que não pede nada em troca, que existe simplesmente por existir, que é incondicional para quem ama e só por isso, é verdadeiro.

O amor incondicional não impõe limites, não estabelece regras, não faz ameaças e nem represálias. Não carrega esse olhar de censura, nem o ar de suspeita, muito menos a mordaça ou a algema para aprisionar uma alma gêmea à outra. Não precisa de juras no altar para diante de testemunhas declarar seu amor eterno e nem exigir diante de Deus que a pessoa amada deverá sempre estar ao seu lado na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza, jurando ser fiel a vida toda. O amor incondicional sobrevive a isso tudo, e mesmo que nada disso aconteça, mesmo que as promessas sejam quebradas, ele permanece lá, guardadinho no coração de quem ama, apesar de todas as decepções. Porque quem ama assim, ama sem esperar nada em troca, ama simplesmente por amar e não precisa de contratos para perpetuar sua existência.

Amar incondicionalmente é viver livre das amarras e das convenções que o mundo vai criando para envolver as pessoas. Não exige um corpo perfeito para continuar existindo, nem um rosto bonito, ou que a pessoa amada seja eternamente jovem. Quem sabe amar assim não descarta a pessoa amada porque os cabelos brancos começaram a brotar, as rugas começaram a realçar mais que o sorriso e aquele corpo tão desejável, de repente, começa a perder as formas. Muito menos deixa de amar quando o dinheiro míngua ou quando o corpo se corrói com o sofrimento, do qual infelizmente alguns padecem. Quem abandona aquela pessoa que disse amar um dia por causa das intempéries da vida, é porque na realidade nunca amou de verdade. Ou se amou, foi cheio de condições, que infelizmente o tempo muitas vezes não permite que uma pessoa possa cumprir. Amar incondicionalmente está além do tempo, da saúde, da riqueza, da beleza e da paixão, que geralmente sai pela porta quando a velhice chega. Mas para quem ama de verdade, isso realmente não importa, porque a presença da pessoa amada é o que realmente importa, é o que conta para que a vida valha a pena.

São poucas as pessoas que amam incondicionalmente hoje. E muito poucas permanecem juntas no amor pela velhice afora, companheiros eternos até a última hora. Esses são aqueles que realmente entenderam o verdadeiro significado desse sentimento lindo, capaz de mudar o mundo e que está tão banalizado ultimamente. Tanto, que me atrevo a dizer que amor incondicional é raro. Sua presença mais forte encontra-se no coração de uma mãe e de um pai que amam seus filhos sem pedir nada em troca, que amam apesar dos seus defeitos, de seus erros, de seus desprezos e todas essas coisas, que os pais acham natural que os filhos façam à revelia de suas vidas, porque os amam pelo simples fato de serem apenas seus. E se não for o amor dos pais, o amor de casais que são para sempre, eu acredito que não foram escolhas do homens. São eternos porque foram escolhas de Deus.

maria do rosario bessas
Enviado por maria do rosario bessas em 08/07/2013
Código do texto: T4377932
Classificação de conteúdo: seguro