Mudanças com o Programa Mais Médicos

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça feira, 09, de junho de 2013, o Programa Mais Médicos, um conjunto de medidas que visa melhorar o atendimento na rede pública de saúde, e que prevê o aumento do curso de Medicina de 06 para 08 anos a partir de 2015 e a contratação de milhares de médicos brasileiros e estrangeiros para suprirem as vagas nas periferias das grandes cidades e cidades do interior.

O programa que ainda precisa da aprovação do Congresso Nacional para entrar em vigor, inclui a abertura de 11.447 vagas de graduação e a criação de 12.376 postos de especialização em áreas prioritárias, e ainda o recrutamento de profissionais estrangeiros. Com as novas medidas, estudantes de Medicina do 7º e 8º anos (ou 2º ciclo) terão que trabalhar no Sistema Único de Saúde – SUS. Os novos médicos contratados terão salário de 10 mil reais pagos pelo Ministério da Saúde, sendo que as prefeituras arcarão com a moradia e alimentação.

Diversas entidades representativas da classe médica são contra o Programa do Governo Federal; alegam que o aumento do curso de Medicina de 06 para 08 anos causaria transtorno na profissão devido a falta de médicos para supervisionar os estudantes de Medicina. Ainda são contra a contratação de médicos estrangeiros, pois causaria o desemprego de muitos médicos brasileiros.

Na minha modesta opinião, a contratação de médicos estrangeiros não irá resolver o problema da falta de médicos na rede pública do país. O problema é que a rede privada é mais atrativa por oferecer salários melhores. O outro problema é que a rede privada só atende a classe média e alta. A solução é o Governo aprovar a criação de novos cursos de Medicina, para que haja mais médicos tanto para a rede privada quanto para a rede pública. A outra solução é a rede pública pagar melhor os médicos e oferecer melhores condições de trabalho.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 09/07/2013
Reeditado em 10/07/2013
Código do texto: T4379266
Classificação de conteúdo: seguro