NA CALMA DA REFLEXÃO APARECE A ALMA

Lailton Araújo

O ser humano criou as lentes dos telescópios, microscópios e outras máquinas de visão artificial. As imagens do Cosmo fazem os olhos humanos brilharem. As pupilas da humanidade crescem de curiosidade... É a busca do início de tudo! Quem somos nós? De onde viemos?

As galáxias viajam ao desconhecido! É como se o Universo que tentamos entender, caminhasse ao encontro de outro Universo. E na contramão das fantasias, teses ou teorias dos lunáticos e da ciência, aparecem outros universos terrenos - seitas, igrejas e outros - que tentam explicar o desconhecido.

As rodas de curiosos - com ou sem cantiga - choram quando ocorre a extinção da vida. Alguns entendem a passagem como algo natural da Evolução das Espécies; outros enxergam universos paralelos... E as mãos e pernas da ética, buscam o segredo da harmonia que acende e apaga as estrelas no céu. Os teóricos ficam boquiabertos! Os leigos: confusos! Os descrentes continuam céticos! No espaço aberto ao Espaço, o pensamento humano é a nave espacial...

Portanto, seguimos como viajantes na busca do mistério da criação. Aplausos para a matemática; troféu especial para a biologia; menção honrosa para a física; elogios para a química. Mesmo assim, a sensibilidade do comentado ser humano mostra outros caminhos! Será que possuímos uma alma? Será que nossa curiosidade é observada?

Somos partículas na imensidão! Somos marujos assustados com a grandeza, beleza e tamanho mistério! Somos vaga-lumes nas noites escuras! O segredo da imensidão será revelado? Os olhos dos humanos e das máquinas buscam provas científicas no planeta Terra e no Espaço. Talvez sejamos apenas crianças com medo da verdade!