Tudo é possível - Natal

Tudo é possível

Quando penso em Natal, penso em cores, luzes, alegria, paz e família!

Natal tem cor, vida e muitas histórias.

Não penso no Natal como sinônimo de presente e gasto de dinheiro. Penso no Natal de forma singela, como algo de conquista de ano, de sucesso, de férias, de família.

Na minha infância, quando o Natal se aproximava, era sinal que havíamos passado de ano na escola e um presente, escolhido pelos meus pais, seria colocado no chão, ao lado da cama, nesta noite de família, pelo nosso “papai Noel”.

Eu e minhas irmãs não tínhamos o costume de escolher antecipadamente os presentes como acontece com as crianças contemporâneas. Presentes de Natal sempre foram entregues de surpresa e nossos pais sabiam o que gostávamos e o que estava financeiramente ao alcance deles. E na nossa história de vida, não ouvi nenhuma reclamação por parte de minhas irmãs, de algum presente que não tenham gostado. Eu pessoalmente sempre gostei de todos.

A época de Natal chegava com as férias de fim de ano! Férias merecidas, que não tínhamos que ir ao dentista e nem fazer lição de casa (essas eram atividades das férias de julho).

Época de Natal chegava com o verão, com o planejamento dos dias na praia, com compra de biquíni novo e programas diferenciados na televisão.

Época de Natal chegava com as lojas abertas à noite, centro da cidade repleto de enfeites e muitos velhinhos de barba branca, vestidos de vermelho, dentro das grandes magazines, distribuindo balas e doces.

Época de Natal era o momento de não faltar à missa. As músicas eram lindas e todas emocionavam o coração das pessoas.

Época de natal era o momento de receber visitas em casa. Visita de tios que moravam longe, que só vinham nessa ocasião, e tudo virava festa. A casa ficava mais cheia e com muitas vozes distintas.

Época de Natal era época de comer assados diversos e frutas exóticas. Não se falava em dieta!

Época de Natal era o momento de ficar sem os amigos mais próximos, pois viajavam para a casa de parentes. Isso não era legal.

Época de Natal era o momento de arrumar as gavetas, de tirar roupas que não serviam mais, de arrumar o material escolar do ano que estava indo embora.

Época de Natal era o momento de refletir sobre o ano que passou e traçar novas perspectivas para o ano vindouro. E muitos planos vinham à tona.

Época de Natal era para escrever belos cartões e esperar diariamente o carteiro chegar no portão de casa, para entregar as cartas e ler as lindas mensagens escritas à mão, por pessoas que desejavam felicitações para as boas festas.

Época de Natal era gostoso, para desejar a todos os conhecidos, com a voz vinda do fundo do coração um delicioso “FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO”.

Hoje muitas coisas continuam acontecendo, mas de forma dessemelhante. Ainda consigo sentir a emoção natalina no coração das pessoas. É diferente, mas ainda existe.

As famílias mudaram, diminuíram o número de pessoas dentro dos lares e com isso o sentido do Natal também se modificou, trazendo novos valores.

Mas tudo é possível. Cada família faz o seu Natal!

E o meu, com minha família, continua sendo colorido, cheio de luzes.

Talvez no futuro o Natal se torne também histórias de boas lembranças dos meus futuros netos.

Eles farão a história!

Simone Andreazzi
Enviado por Simone Andreazzi em 11/07/2013
Reeditado em 11/07/2013
Código do texto: T4381726
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.