EDWARD SNOWDEN:CONFUSÃO `A VISTA...
Desde que o ex-espião da CIA, EDWARD SNOWDEN-que ainda está no aeroporto internacional de MOSCOU,sem saber para onde vai e,- divulgou fatos e notícias comprometedoras de espionagem contra paises latinos pelos EUA e a Inglaterra, o mundo não é o mesmo. Foi o jornal “The Guardian”,inglês que escancarou ao mundo uma grave violação que o País do Norte e a Inglaterra andavam fazendo,em torno de telefones e das internets e suas redes pelo mundo afora,chegando esse “abacaxi” a cair no colo do Brasil e de toda a América Latina.Esse assunto será objeto de análise agora na reunião dos presidentes,no Uruguai,via MERCOSUL. Assunto INDIGESTO.
Esse fato embora não seja uma grande novidade,pois,já havia no ar alguma desconfiança disso, fato que falei em crônica anterior,”HUMANIDADE:SALVEM ED SNOWDEN”,em 2 de julho, a “bomba” explodiu após, dia 8, quando, inadvertidamente, o avião do presidente da Bolívia, Evo Morales foi impedido de trafegar de Moscou para a América Latina passando no espaço aéreo da Espanha,Itália e Portugal, países que tem o “rabo preso”,com os nossos “irmãos”do Norte.  Violaram os mais elementares princípios do Direito Internacional,além do bom senso, sob a vã argumentação de que EDWARD SNOWDEN estaria no avião presidencial do presidente boliviano,aqui vizinho...teve o comandante de mudar a escala de seu avião pousando,em Viena,na Áustria,para o reabastecimento. Seria impossível a aeronave voar direto de Moscou para a Capital da Bolívia. Assim foi.
Ora, fazer um avião presidencial mudar a rota e proibir de voar em espaço aéreo em tempo de paz, viola todas as regras que regem o DIREITO INTERNACIONAL. Pela simples razão de que onde se encontra o chefe de uma nação -seja ela de onde for- é o avião a representatividade do país que está presente e tem total imunidade,em especial em tempo de PAZ!!
O que Portugal,Espanha e Itália fizeram não tem nenhum precedente na história da aviação do mundo...lembrando aqui o caso ocorrido em 3 de junho de 1982,quando a ARGENTINA estava em guerra com a INGLATERRA, por causa das ilhas Malvinas, um caça VULCAN entrou no espaço aéreo brasileiro,vindo de 500 quilômetros da costa,procedente da ilha Ascensão,de domínio britânico, se perdeu no Atlântico e sem combustível, foi interceptado por aviões F-5,lotados no Rio de Janeiro,para interceptar um avião que se deslocava para a costa brasileira,detectado pelos radares brasileiros,sem dar algum sinal de aproximação.Poderia ser um avião para atacar por engano ou com problemas.Só quando foi o piloto inglês abordado via rádio é que se soube que havia problema de combustível e pousou no Galeão,sob escolta da esquadrilha da FAB.É uma excepcionalidade... e só saiu daqui sem nenhuma munição.O avião militar é considerado no DIREITO INTERNACIONAL,como a extensão do território do país de origem. Como o BRASIL estava neutro nesse embate. O VULCAN para voltar ao local de origem,condicionou-se a sair desarmado,porém não se pôde entrar na aeronave...pela regra internacional. O mesmo quanto aos navios de guerra,que viajam ao exterior,longe dos seus limites marítimos.
A proibição desse países europeus em impedir Evo Morales de sobrevoar o espaço aéreo, sob suspeita de que EDWARD SNOWDEN,estaria no avião,trata-se do maior absurdo já visto em todos os tempos. A soberania  nacional boliviana foi para o ralo...
EDWARD SNOWDEN já recebeu convites de asilo na Venezuela,Equador e Nicarágua.
Até onde sei no Brasil foi instaurada uma CPI no Congresso Nacional para a apuração dos fatos envolvendo o País...só esperamos que não dê em “pizza”...
Volto à crônica do dia 2 com o tema: HUMANIDADE:CUIDEM DE ED SNOWDEN...