Aprendendo com a Natureza

Viver em grande cidade nem sempre significa abdicar do contato com a natureza.

Assim, por mais caótico possa parecer o lugar em que vivemos,com todos os problemas de poluição e insegurança que envolvem as grandes metrópoles modernas, sempre é possível encontrarmos meios para procurarmos nos aproximar mais das plantas,dos animais que resistem a todas estas adversidades provocadas pelo homem.E,se estão confinados em zoológicos ou parques botânicos há de se considerar ainda bem que continuam existindo apesar de tudo!

É dever e obrigação de todo cidadão o respeito ao meio ambiente em que vive,lembrando que nele estão presentes também estes seres vivos de fundamental importância para manutenção e equilíbrio da nossa sobrevivência.

Felizmente temos alguns ótimos lugares para explorar a natureza perto de nossa casa. Nosso parque do bairro, além de uma belíssima e muito bem cuidada reserva natural,verdadeiro santuário de vida selvagem,cheia de pássaros e diversos animais em via de extinção,sendo até considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.E,quando pensamos num lugar para visitar,explorar é o nossa preferência em ordem de escolha por tamanha beleza natural e fonte de aprendizagem.

Ultimamente têm atirado minha atenção os diferentes padrões e texturas das plantas e árvores. Se pudesse tiraria foto até do ar que se respira ali.É tudo incrivelmente perfeito.Obra e benção do nosso Criador e que o homem tem tido olhos para bem tratar não só com vistas à recreação pública,mas também para observações atinentes ao desenvolvimento,comportamento,alimentação e doenças peculiares a cada variedade-no caso dos animais.Quanto às árvores e plantas- são metodicamente classificadas e

etiquetadas com nome e origem não apenas para melhor reconhecimento por parte dos visitantes,igualmente são cultivadas para estudos,as mais variadas e raras qualidades de produtos vegetais,alguns até oriundos das florestas brasileiras.

Sinceramente eu estou amando aprender junto aos meus filhos a identificá-las cada vez que retornamos.Como uma espécie de brincadeira('quiz') vamos tentando dizer seus nomes antes de ler as suas etiquetas.Muitas vezes as filmagens amadoras que realizamos nestes passeios se transformam em cineminha caseiro causando outra bela emoção. É apenas o início, pois estamos também pensando em montar um guia de campo através de fotografias rotuladas com as imagens que temos capturado por lá.

*Fica a sugestão para quem quiser substituir os passeios aos' shopping centers' ou outros lugares fechados e super lotados, por uma excursão a um parque natural.

*Quanta coisa se pode descobrir e aprender com a madre natura!

Bergilde
Enviado por Bergilde em 12/07/2013
Reeditado em 12/07/2013
Código do texto: T4383236
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.