Performance de Paulo
 
Jesus, considerado o maior sábio e pedagogo da história da humanidade, seu sobrenome?... digamos, de Nazaré. Durante sua vida pública, agiu de forma, absolutamente coerente, com a sua pregação: amar sem medidas e incondicionalmente toda a criatura sem distinção. Isto é, amigos e inimigos; humanos e, também, toda a criação inserida nos três reinos da natureza. Eis a proposta do nazareno. Logicamente, um desafio intrigante e complexo se descortina nas mentes de seus seguidores: encarar de frente a pedagogia do Mestre que parece contradizer todas as lógicas do nosso raciocínio humano; entre elas a de “amar os inimigos.” Os tropeços atribuídos às fraquezas aconteceram com todos eles e acontecem até hoje com os seus precedente: Pedro nega conhecer e fazer parte do grupo de seguidores de Jesus: medo... infidelidade... insegurança... falta fé! Tomé se mostra incrédulo, desconfia... é prepotente e exige prova concreta! Judas o trai e pensa no valor monetário, uma forma de agradar aos poderosos, conveniências pessoais, ao entregá-lo aos seus perseguidores e, na certa, não parou por aí, pois nem tudo deve ter sido registrado...
Mais tarde, aparece um rapaz eloquente e atrevido, de uma arrogância incompatível com a própria estatura; pois, segundo relatos encontrados nos arquivos medievais, que o descrevem como sendo um  homenzinho de estatura muito baixa. Esse homem passou, em determinado dia de sua vida, por uma performance radical. De homem mau e perseguidor de Cristo, e de seus adeptos, a defensor e lutador pela causa do nazareno e de seus seguidores. Esse homem chamava-se Saulo.  Deus tocou o coração de Saulo e este levou um tombo ao escutar uma voz que percebeu ser a voz de Deus que dizia: “Saulo! Saulo! Por que me persegues!? Saulo tinha muito poder, pois era um líder, e era um valor para os chefes daquela tribo de perseguidores. E Deus escolhe e capacita seus escolhidos. E a voz que vinha do alto dizia: Este é um instrumento para levar o meu nome a todas as gentes. Eu lhe farei ciente do quanto deve sofrer por minha causa. Saulo recebeu de Deus o nome de Paulo e, de fato, tornou-se o maior pregador da história do cristianismo.
Juraci da S Martins
Enviado por Juraci da S Martins em 13/07/2013
Reeditado em 14/07/2013
Código do texto: T4385535
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.