DE FESTA DOS ESTADOS A EXPOTCHÊ

Constava do calendário oficial o evento que representava todas as Unidades da Federação. Em prol da casa do Candango a Festa dos Estados, promovida por suas respectivas primeiras damas, traziam a Brasília o melhor de suas regiões. Cada barraca era um pedaço do Brasil aqui caprichosamente representado por suas comidas típicas, danças, música, artesanatos, tudo como atração aos conterrâneos. Era o Brasil mostrado e sentido em cheiro, sabor, cor, música, dança, arte e folclore. Uma confraternização de culturas na capital de todos nós. Havia shows de música, dança uma alegria geral de gente se encontrando. Gente bonita, feliz e protegida do frio por belos casacos. Uma barraca especial tornava-se maior atração: a da Rede Globo, com seus artistas distribuindo simpatias e autógrafos.

O sucesso da Festa dos Estados durou até a década de 90. Daí por diante aquele evento perdeu brilho, força e beleza quando outros organizadores o privatizaram. Espaço e público restritos, o evento chegou ao fim.

O pavilhão do Parque da Cidade agora é espaço para a Expotchê, mostrando o que há de mais típico e tradicional nas terras gaúchas. Roupas, calçados, couros, queijos, vinhos, churrascos, chimarrão, artesanatos, shows e danças, além de outras atrações como cenografia típica e exposição fotográfica, etc. Uma bela festa, sem dúvida, mas que nos reporta, com saudade, da incomparável Festa dos Estados.
_____
Ver e ouvir>
http://www.youtube.com/watch?v=xfsaGLesNHE

http://www.youtube.com/watch?v=pYutEQV9ID8

LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 14/07/2013
Reeditado em 14/07/2013
Código do texto: T4386448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.