Louva-a-Deus

É um animal muito interessante; desloca-se lentamente no meio das folhas e tem a capacidade de se confundir totalmente com o meio em que vive (mimetismo). O corpo é o de um inseto comprido de longas e ágeis patas, muito fortes. Possui asas e tem dois olhos enormes e hipnóticos, de textura e aspecto vítreo que parecem duas gemas preciosas. A sua marca característica, são as duas fortíssimas patas dianteiras (anteriores), munidas de uma espécie de serrilha (com picos), que serve para imobilizar as presas e segurá-las enquanto se alimenta. A postura dessas patas, quando recolhidas, faz lembrar o gesto simbólico de uma prece ou oração. O louva-a-deus, tem uma forma especial e característica de caçar; ao aproximar-se lentamente da vítima, ele aguarda pacientemente o momento ideal para desferir o seu golpe, fulminante e mortal. Sem dar qualquer chance de reação às suas presas que, imobilizadas pela presença do seu olhar e comportamento, aguardam o bote certeiro. O louva-a-deus é um inseto carnívoro e voraz, fazendo às vezes lembrar alguns outros seres (mais inteligentes), que usam estratégias aparentemente semelhantes às do nosso bichinho, mas com intuitos e finalidades muito diferentes. Afinal, quem tem a capacidade de louvar a um Deus, deve ter também a capacidade para discernir entre o razoável e o inadequado. O comportamento do nosso louva-a-deus, está perfeitamente dentro daquilo que se pode esperar; tratando-se de uma criatura extremamente bem equipada, adaptada ao seu habitat e que necessita de garantir a sua sobrevivência.

Mongiardim Saraiva
Enviado por Mongiardim Saraiva em 20/07/2013
Reeditado em 05/07/2020
Código do texto: T4396368
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.