Estatística

Uma boa gestão não funciona somente pelo controle. O controle por si só, é equivalente a Aula Tradicional. Apenas um somatório de pontos, onde o estudante absolutamente não aprende nada. No entanto, o professor com seu Ego maior que o sol ainda esbraveja que fez seu trabalho. Realmente. Fez seu trabalho. Mas, fez mal feito! Nas empresas o processo é parecido. Em nada serve um controle puramente mecânico e estatístico, se os dados não são estudados. Se os dados não servirem para melhorar o desempenho em determinadas atividades, então a estatística não funcionou. A matemática se tornou matemática do diabo. Assim não serve. Agora, se os dados forem estudados, frequentemente, aí sim é bem interessante. Se o corredor mede sua frequência cardíaca e cruza essa informação com sua velocidade numa volta, numa corrida, e se prepara para superar sua marca, a estatística está lhe sendo muito útil. O principal não foi o registro, e sim a corrida. Ou seja: o prazer de correr. Se atentem professores! o principal nunca foi a nota. O principal é ir pra escola aprender. E, note: namorar e se relacionar também é importante. Mas, o aprender é o prato principal: o restante, ou é sobremesa, ou é entrada antes da refeição principal.

E, nas empresas, portanto, a coisa deveria funcionar na mesma lógica: estudar as informações coletadas com o objetivo de melhorar o rendimento dos funcionários. A Avaliação de Desempenho, por exemplo, é um execelente instrumento para averiguar essas informações. Com ela, pode-se detectar problemas de relacionamento, conflitos entre chefia e subordinado; reclamação dos funcionários por não serem ouvidos em suas decisões; dificuldade de comunicação nos diferentes setores; problemas administrativos, tais como: falta constante ao serviço; improdutividade de determinados funcionários em relação à outros; falta de cumprimento do real objetivo do trabalho.

Enfim, uma série de problemas que poderiam ser resolvidos com soluções práticas. A estatística pode nos ajudar bastante. Basta saber usá-las em nosso favor.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 20/07/2013
Código do texto: T4396532
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.