O ANALFABETISMO FUNCIONAL RELIGIOSO

Terça-Feira, 23 de Julho de 2013

O ANALFABETISMO FUNCIONAL RELIGIOSO

Há um termo em nossa linguagem que serve para classificar palavras criadas ou expressões novas, que é o Neologismo. E com muita frequência observamos o aparecimento delas em nosso cotidiano. Não dá para precisar quando, nem tampouco onde e nem quem criou uma dessas: Analfabetismo funcional.

Esta expressão está sendo usada para classificar aquelas pessoas que, conhecendo o alfabeto, sabe ler e escrever, mesmo que textos curtos, não desenvolve habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas, como outra parte das pessoas fazem.

Então, com a presença do Papa Francisco em nosso país, é necessário voltar-se para o âmbito religioso, principalmente voltado para a religião católica, onde muitas coisas existem e ainda causam muitas dificuldades nas pessoas (pelo menos na maioria delas), em entender algumas situações da referida religião.

Se por acaso alguém pretender usar a internet, através do Google, para acessar estudos envolvendo a figura de Jesus Cristo, encontrará milhares de páginas disponíveis para tal. Apenas terá que ter tempo e vontade para pesquisar o maior número delas, com certeza.

Pessoalmente, até hoje, não consegui assimilar, e muito menos entender, o significado da crucificação do Cristo, episódio dos mais conhecidos nesse âmbito religioso. E que até hoje em nossos dias, ainda causa muita discussão a respeito, haja vista que existe o fato que implica ou não na ressurreição do mesmo ou se seu corpo foi roubado por seus seguidores para dar início ao credo que vigora até os dias atuais.

Um outro aspecto que desperta interesse e curiosidade (e acredito que isso alcance à muita gente no mundo), foi o motivo ou a razão dessa crucificação do Cristo, porque o que é conhecido por todos, nos ensina que Ele morreu para salvar a todos dos pecados do mundo.

(A Bíblia)

Mas diante do que se observa e se vê no comportamento da maior parte das pessoas, tudo piorou de lá para cá, em se tratando de amor ao próximo, uma das mensagens mais diretas e marcantes que o Cristo deixou para a Humanidade. Esta demonstra desconhecer tais ensinamentos, a ponto de se chegar à uma terrível conclusão: o ser humano está perdendo (ou já perdeu) sua maior propriedade que é a própria humanidade. A violência, o despudor, o desrespeito (a tudo e a todos) chegaram a um patamar ilimitado, seja lá o que isso queira dizer.

Daí a abordagem do primeiro parágrafo desse texto. A impressão que dá é que a Humanidade (no caso, parte dela) age como um todo no que chamam de "analfabetismo funcional", porque as informações e os ensinamentos estão aí através da Bíblia, mas o entendimento e a interpretação das leis que ela contém, têm um entendimento de forma errônea, equivocada ou confusa, isto sim. (Dicionário)

Assim, do que se pode depreender sobre essa questão, é que a crucificação do Cristo e sua pretensa morte, com a posterior ressureição, não adiantou de nada, no final. O mundo, ao invés de evoluir e melhorar seus princípios de amor e respeito ao próximo, regrediu de uma forma absurda, a ponto de se esperar num futuro bem próximo, a realização da profecia do retorno do Cristo na Terra, para ajustar as contas de cada de um de nós, com a consequente cobrança dos pecados dessa Humanidade que está aí desandando para o pior a cada dia que passa.

Frise-se, aqui, que cada uma das pessoas no mundo siga o credo que quiser seguir. Mas a Religião Cristã possui no planeta, aproximadamente, um terço da população que nele existe. Isto gira em torno de mais de dois bilhões de seres. E por isso é a religião que mais seguidores possui.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 23/07/2013
Código do texto: T4401205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.