SÃO MUITOS GASTOS

A jovem professora Maria Clara guardava seus pertences na grande pasta amarela, quando foi surpreendida pela pequena Maria Flor, aluna de educação infantil, que perguntou-lhe porque colocava apenas estrelas prateadas, e não também douradas e de diversas outras cores, nas alunas ao final de cada aula. Pega de surpresa, a mestra olhando o estojo com as maquiagens, respondeu: ora, porque seria muito gasto!!!!!! não satisfeita a menina pergunta: o que é muito gasto? com paciência e procurando fazer-se entender, Maria Clara explica: muito gasto seria eu já tendo a maquiagem prateada comprar mais e de variadas outras cores. Ao ouvir isto a menina foi saindo, não sem antes retrucar: eu ouço sempre, lá em casa, o meu pai dizer: é muito gasto... é muito gasto...

O dialogo levou a educadora a um momento de reflexão, sobre a presença constante da expressão "muitos gastos" no nosso dia a dia. Sobre o que gastamos e o que realmente precisamos gastar...sobre a importância das coisas para nós. A catedrática, sendo conhecedora de que o único valor do "vil metal" é a sua transformação em bens e serviços, é sabedora, também, da grande dificuldade de colocar em prática a máxima "fazer o dinheiro nos servir e não o contrário".

Essas constatações entristeceram a professorinha, que naquele momento, esquecendo-se do poder do capital e do complexo mercado financeiro, desejou sinceramente que a pequena Flor acreditasse que as preocupações de seu pai com gastos, fossem relacionadas apenas a lantejoulas e estrelas douradas .....

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 23/07/2013
Reeditado em 19/01/2021
Código do texto: T4401373
Classificação de conteúdo: seguro