RODELAS E O SÃO JOÃO

Louvores a São João Batista.

Eu pensei que eram os anjos

Lá no paraíso

Era o mesmo São João Batista.

Vamos dar louvores

Assim Deus o quer

A São João Batista, filho de Isabel.

Filho de Isabel e de Zacarias

Primo de Jesus, sobrinho de Maria.

Sobrinho de Maria

Nascido em Jordão,

Seu filho batizou

Com o nome de João

O nome de João

É um nome tão galante

Como as estrelas do céu

E as nuvens tão brilhantes.

Nuvens tão brilhantes

E tão resplandecentes

Viva São João

E a Jesus para sempre.

Fecham-se no São João que se aproxima 341 anos que Rodelas canta este hino de louvação e manifestação do parentesco do seu glorioso padroeiro:

Era o ano de 1671, no final ou início de 1672. O capuchinho francês Francisco de Domfront descia de sua cavalgadura na Aldeia dos Corumbabás, pais remotos dos nossos Tuxás. Já então a família indígena era dominada pelos invasores e recebera o nome de Aldeia do

Rodela. Ao menos isso deixaram-nos os conquistadores: o nome de um bravo que comandou os nativos brasileiros da região Sorobabé/Pambu e foz do Pageú/Cabrobó e ilhas desse espaço na guerra dos portugueses contra os holandeses. Não declinaram o nome tribal. Preferiram criar um apelido – usava uma rodela pendente do pescoço. Daí o nome ÍNDIO DA ROFELA.

Desculpe-se a denominação de conquistador, tenho minhas ressalvas sobre a nossa chamada colonização. Não vale a pena repetir. Houve nos brasis um banho de sangue. Nos Rodela foi o assalto autorizado, “a guerra justa” decretada pelo governo para matar e tomar as terras (roubar).

Ia dizendo, fecham-se trezentos e quarenta e um anos que louvamos nosso padroeiro e cantamos o seu glorioso hino. Neste ano a festa se denomina Professora Dulcina Cruz Lima, que fecha o primeiro centenário de nascimento. A mais justa homenagem que a administração pública na pessoa do Prefeito Emanuel Rodrigues Ferreira poderia render em nome de seu povo à grande benfeitora de sua terra natal, onde, no espaço da educação e cultura ofereceu mais de quarenta anos de trabalho e amor, de inteira dedicação. Rodelas há de cantar Hosana a Dulcina Lima pelo tempo do tempo. Na área educacional/cultural será muito difícil que alguém a alcance no trabalho e dedicação e amor. Doou, cantando e rindo com seus alunos uma vida. Creio que Rodelas alcançará e não muito longe o ensino profissional universitário. A gloria de quem o realizar estará longe daquela de quem com tanta dedicação abriu os caminhos.

João Justinoano da Fnseca.