Viva a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Hoje é o encerramento da 28 ª Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013, evento religioso da igreja Católica que teve início do dia 23 de julho, com o tema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações. (Mateus 28: 19). O evento é presidido pelo Papa Francisco, e conta com a participação de 175 países católicos. São esperados cerca de 3 milhões de pessoas.

A JMJ foi criada pelo Papa João Paulo II em 1984, com o objetivo de reunir povos de diferentes raças e culturas, e incentivar jovens cristãos a praticar a fé. O evento ocorre a cada 03 anos em uma cidade escolhida pelo Papa, que também escolhe um tema a ser pregado. Desta vez o intervalo foi de 02 anos para não coincidir com a Copa do Mundo de 2014.

Os eventos são coordenados por Bispos e Cardeais de diferentes países, onde há catequeses, adorações, missas, orações, palestras, partilhas e shows em diversas línguas. Os eventos também atraem pessoas de diferentes religiões. O ponto crítico dos encontros são as manifestações de ateus, agnósticos e vadios.

Nestes eventos, o Papa através das homílias (sermões) tem a oportunidade de abordar diversos assuntos de interesses da humanidade, como corrupção, criminalidade, violência doméstica, drogas, depravação sexual, infidelidade conjugal, etc. É um momento de reflexão e confraternização.

A Igreja Católica está de parabéns por estes eventos, porque o mundo precisa ouvir a Palavra de Deus, e principalmente a juventude que é a esperança de um mundo melhor. Pois conforme o sermão do Papa Francisco, Jesus Cristo deve estar no centro do coração do jovem, e não a vaidade e o consumismo. Para mim, toda religião que prega o amor a Deus e ao próximo é boa.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 28/07/2013
Reeditado em 28/07/2013
Código do texto: T4408309
Classificação de conteúdo: seguro