Agradecer

Eis um verbo muito importante que as pessoas estão esquecendo de usar no dia a dia, o verbo AGRADECER.

Não que as pessoas devam ficar o tempo todo fazendo coisas boas já esperando algo em troca, mas acredito que o agradecimento é fundamental para motivar essas pessoas a continuarem fazendo coisas boas.

E não dói dizer “obrigado, meu amor, por ter lavado a louça!”, ou então “muito obrigado, querida, por cuidar de mim sempre”!

Agradecer é fundamental em um relacionamento.

Sabe aquela dona de casa que fica o dia inteirinho cuidando da casa, dos filhos, das roupas do marido e ainda tem que fazer uma comidinha gostosa para quando ele chegar em casa?

Pois bem. Imagine o dia a dia dessa mulher. Ela acorda cedo, faz o café, compra o pão, prepara a mesa, acorda as crianças, acorda o marido, serve o café para todo mundo e, assim que eles saem de casa ela começa a maratona:

Varre a casa, arruma as camas, lava a louça, poe a roupa pra lavar na máquina (isso quando não resolve esfregar tudo à mão, pois acha mais eficaz), vai à feira, vai ao supermercado, administra os gastos, limpa a casa, faz comida, cuida das crianças (que já voltaram da aula), serve o almoço para elas, cobra o dever de casa delas, toma banho, assiste a uma novelinha e espera o maridão chegar para jantar, ir dormir e no dia seguinte começar tudo outa vez…

O marido nem notou que a casa está um brinco, as crianças estão bem alimentadas e a esposa está cansada, porém toda cheirosa para dormir ao lado dele.

Ele agradeceu alguma dessas mil coisas que ela fez? Não.

O oposto também se aplica. Se não fosse esse pai de família acordar cedo, engolir o café às pressas, enfrentar ônibus e metrô lotados, aguentar reclamação de chefe, gozação dos colegas de trabalho, ter que comer a gororoba que servem na firma, trabalhar feito um condenado e demorar mais de 2 horas para chegar em casa por causa do trânsito, sua esposa jamais teria como pagar as contas de casa, comprar comida e ainda guardar um troquinho para ir ao salão de beleza cobrir as raízes…

Ela agradeceu pelo esforço diário do marido? Também não.

Tudo bem que em muitos casos não é preciso agradecer o tempo todo, afinal já fica subentendido. Mas o ser humano gosta de ser paparicado, mimado, elogiado, ganhar uns confetes e se sentir útil, valorizado.

De vez em quando é importante agradecer, sim. Faz bem para o ego e para a saúde do relacionamento.

Alguém aqui discorda?

Acredito que não!

E. Thrash - Julho, 2013.

(Este texto encontra-se no blog www.comoserumbommarido.wordpress.com)

Elaine Thrash
Enviado por Elaine Thrash em 29/07/2013
Reeditado em 29/07/2013
Código do texto: T4409359
Classificação de conteúdo: seguro