Copa 94

(publicada no jornal O Popular, seção Cartas dos Leitores, Goiânia, Goiás, 12-06-94)

Com a partida Alemanha vs Bolívia, no dia 17 próximo, em Chicago, Estados Unidos, tem início o 15 º campeonato mundial de futebol. A Copa do Mundo – USA 94 – contará com 24 seleções; 190 países irão transmitir os jogos da Copa; 3, 5 milhões de ingressos foram colocados à venda. Calcula-se que 3 bilhões de pessoas estarão assistindo a Copa pela televisão.

O futebol é o esporte mais popular; é o esporte das multidões. O Brasil é considerado o país do futebol por ter os melhores futebolistas de todos os tempos, como Garrincha, Didi e Pelé – o rei. (O futebol foi inventado, profissionalmente, na Inglaterra no século XVIII; sua origem remonta à China de 2.500 antes de Cristo. No Brasil o futebol apareceu pelas mãos do paulista Charles Miller, que em 1895 trouxe da Inglaterra duas bolas e todo material necessário à prática do novo esporte. A Copa do Mundo foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, época em que foi presidente da FIFA. A primeira Copa foi realizada no Uruguai, em 1930)

Nossa seleção é a única a participar de todas as Copas e a primeira a ser tricampeã. Há 24 anos que não conquista títulos, embora apresentando sempre um bom futebol, como, por exemplo, em 78, na Argentina, quando ficou em 3º lugar, invicta, “campeã moral”, e em 82, na Espanha, desclassificada pela Itália, teve o seu futebol escolhido como o mais bonito. Nossa seleção é a primeira do ranking. Nossos jogadores são os mais valorizados. Romário foi eleito pela imprensa européia, no ano passado, o 2º melhor jogador.

Nesta Copa do Mundo temos tudo para a conquista do tetra. Temos uma Seleção de jogadores experientes (média de 28 anos), como a de 70 no México, quando fomos tricampeões. Nossa seleção é uma das favoritas ao título. Como se vê, é só o nosso técnico Carlos Alberto Parreira trabalhar certo: escalar cada jogador na posição certa. E os jogadores jogarem o que sabem com seriedade e garra. Torcida não vai faltar: são 150 milhões de brasileiros fanáticos.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 30/07/2013
Código do texto: T4411508
Classificação de conteúdo: seguro