Acontecimentos Políticos.

Em 24 de Agosto de 1954 o Presidente Getulio Dorneles Vargas suicidou-se com um tiro no peito. Assumiu o vice Dr. João Café Filho.

11 de Novembro de 1955. Tentativa de golpe. Café Filho (adoece). Carlos Luz assume a Presidência da República. Esse movimento tinha a finalidade de impedir a posse de Juscelino Kubtschek de Oliveira, eleito nas urnas nas eleições de 1955. O marechal Henrique Teixeira Lott garantiu-lhe a posse. O Congresso nomeou Nereu Ramos Presidente provisório, para fazer a transição de governo.

A partir dos meus 18 anos passei a observar a política com mais atenção. Fiz um resumo

!961—Jânio da Silva Quadros, governou o Brasil por 7 messes, renunciou. Diante de uma ameaça de golpe, o Congresso Nacional criou uma emenda parlamentarista, o vice João Belcheor Marques Goulart que estava na China pode retornar e ser o primeiro Presidente parlamentarista do Brasil. Tancredo de Almeida Neves foi o primeiro Ministro. Foi um jeito de evitar um golpe de Estado.

1963—Um plebiscito e retorna o sistema presidencialista.

1964—Em 31 de Março de 1964 é implantado no Brasil o Regime Militar.

1978—Abertura lenta e gradual. Começando pela anistia.

1984—O povo mobiliza pelas Diretas Já. Mas não passou no Congresso.

1985—Indiretas. O Colégio Eleitoral elege Tancredo de Almeida Neves. Não tomou posse por doença, acabou morrendo. O vice José Sarney assumiu a Presidência.

1988—Uma nova Constituição.

1089—Brasil Urgente Lula Presidente. Chegou no segundo turno, perdeu para Fernando Affonso Collor de Melo.

1992—O impeachment do Collor. Assumiu o vice Itamar Franco.

1993—Plebiscito. Parlamentarismo X Presidencialismo. Ganhou o Presidencialismo.

!994—Eleições gerais. Fernando Henrique Cardoso eleito Presidente da República no primeiro turno com o carimbo do Plano Real.

1998—Fernando Henrique Cardoso é novamente reeleito no primeiro turno, numa emenda polêmica de reeleição.

2002—Luiz Inácio Lula da Silva é eleito Presidente da República, batendo o Sr José Serra no segundo turno. O tucano tinha o dobro de tempo no horário de propaganda política no rádio e TV.

2006— Lula foi reeleito batendo o Sr. Geraldo Alckimin no segundo turno. Apesar de denúncias infundadas, factoides de todos naipes, Lula foi reeleito com boa margem de votos.

2010—É eleita Dilma Vana Rousséff Para Presidenta do Brasil. Um feito inédito. Bateu o Sr. José Serra no segundo turno. Foi uma guerra, verdadeiras baixarias nas redes sociais contra Dilma, ela venceu a eleição e o preconceito.

Lair Estanislau Alves.