ABDICAÇÃO

ABDICAÇÃO

Chega! Encerrei todos os meus projetos de escrever e publicar livros. Minhas últimas obras publicadas são: O Diplomata 2ª Edição (Romance) – O Assassinato do Embaixador –(Romance policial) – Passaporte para o Inferno –(Crônicas) Editados pela Editora AMCGuedes do Rio de Janeiro.

O fascínio da ilusão que nutria o meu prazer de escrever e publicar minhas obras chegou ao seu capítulo final.

Não obstante, tal decisão não vai me afastar do mundo das letras, prossigo no meu trabalho de escrever textos, não só para meu Blog, que continua em atividade, mas também para os Sites que faço parte, sem visar nenhum interesse comercial. Afinal, sou um escritor e como tal, morrerei escrevendo.

Muitos exemplares de alguns títulos das obras de minha autoria se esgotaram, mas restam ainda alguns exemplares de alguns livros; razão pela qual permanecem nas prateleiras de minha biblioteca, e de Livrarias.

Isso me conduz a recordar as longas madrugadas frias em que eu despertava e ligava o micro para criar, ou modificar, até com uma virgula, algum parágrafo de texto inacabado, para não deixar escapar as inspirações fluídas do momento. Sempre procurei deixar meus textos bem legíveis e bem inspirados.

Por outro lado, se houver pelo menos um leitor que de alguma forma, tenha obtido proveito do conteúdo de minhas obras, ou de algum texto, considero-me pago pelos meus trabalhos. Essa é a recompensa; essa é a vida do escritor.

Quando escrevo, procuro desempenhar a função com desvelo e carinho, tentando externar minhas inspirações, na plena convicção que alguém venha extrair algum proveito pessoal, nem que seja de uma única frase de texto.

Procuro, igualmente, uma linguagem direta, clara, frases curtas, o que não impede o texto de suportar uma análise crítica literária. Exploro as metáforas, não apenas como figura de estilo, mas uma metáfora que permite vários níveis de entendimentos. Não seleciono o assunto, não gosto de literatura com destinatário certo, dividindo o mundo como se existisse um mundo para as pessoas de alta escolaridade e outro para os de baixa escolaridade. A existência da vida é um fio único que começa no nascimento e encerra com a morte. Tento construir um texto sem fronteiras. Cada leitor se inscreve nele a partir de suas experiências e de seu desenvolvimento intelectual. Todos nós vivemos num mesmo mundo e somos portadores da fantasia que nos permite dialogar com o universo.

Concordar, ou discordar de minhas teses defendidas, ou mesmo do estilo de minha linha literária é um direito sagrado do leitor, mas reservo-me o direito de não aceitar contestação, ou discussão sobre determinado tema. Nunca confundir a verdade do autor com a verdade do leitor. O escritor expõe suas idéias, suas teses, o leitor concorda, ou não.

Escrevi quatorze obras. Todas elas abordando variados assuntos como: crônicas, romances, poéticos e romances policiais. Algumas dessas obras foram bem aceitas pelo leitor; outras, nem tanto. Financeiramente, escrevê-las não foram tão favoráveis, mas me renderam o reconhecimento do mundo literário, destacando-se algumas Academias de Letras, uma delas internacional, e também vários Sites Literários, inclusive um de Portugal. Nesse sentido, considero-me um vencedor, pois milhares de escritores brasileiros se perderam no meio do caminho sem conseguir chegar a um nível relativo de reconhecimento, conforme eu cheguei.

1) Recebi o título de Comendador por ter sido agraciado com a Comenda “CAUSAS IMORTAIS” pela Academia de Letras do Brasil/Suíça. Na oportunidade tornei-me um ”IMORTAL” ao receber também um Diploma de Escritor da mesma Academia, pela qual tomei posse da Cadeira Vitalícia nº 16, dando a ela o nome de meu patrono, Prof. José Pereira Pinto, que já se encontra em esferas superiores.

2) Fui indicado e eleito por uma comissão julgadora da “Academia de Artes e Letras de Cabo Frio” (RJ) para concorrer ao Prêmio Comenda “MEDALHA PERSONALIDADE 2012” por ter sido destacado na arte literária do ano 2012. A festa da entrega do prêmio aconteceu no dia 1º de Junho de 2013. Na oportunidade, recebi também um belo diploma de escritor da Academia, que veio coroar o êxito dos meus trabalhos literários. (veja Blog- http://blogluizpadua.blogspot.com)

(De Olho no Mundo através das Letras).

3) Recebi também a indicação e fui eleito pela Federação das Academias Brasileiras do Rio de Janeiro, para receber uma medalha acompanhada do Diploma, como prêmio pelo destaque de meus trabalhos literários; no entanto, abdiquei de recebê-la por considerar excessivo o “ônus” financeiro de viagem. No entanto, meu nome não deixou de ser lembrado e citado pela Federação na data da premiação.

Sei que não é muito, mas ser destacado em um universo de alguns milhares de escritores com vários livros publicados, obviamente para mim é uma honra.

Não quero desiludir a quem queira publicar um livro, ao contrário, se tiver material suficiente para editar, não deixe de publicar, mas saiba que o caminho é longo e áspero. Há que ter cuidado, muita perseverança e tenacidade, para conseguir uma Editora honesta, e não cair em armadilhas maliciosamente preparadas por algumas delas. Existem no mercado muitos espertalhões que vivem à custa do escritor, principalmente dos mais novos e inexperientes, mas existem também conceituadas Editoras.

A minha gratidão a todos.

Comendador Luiz de Carvalho Pádua

(Escritor)

.

Luiz Pádua
Enviado por Luiz Pádua em 03/08/2013
Código do texto: T4417338
Classificação de conteúdo: seguro