*Projeto em Fase de Testes*

O projeto de implantação de novo produto que está sendo desenvolvido na empresa onde trabalho chegou à fase de testes. Foi sendo criada em toda a equipe uma expectativa positiva em relação aos testes, e a ansiedade começou a aparecer nas pessoas envolvidas no projeto, tanto da nossa parte, como também da parte das empresas nossas parceiras. O projeto já avançou bastante - até quase 'os finalmentes' em termos de definições das áreas de negócios, e também em termos de implementações de sistemas. As empresas parceiras anunciaram que fizeram os seus ajustes de sistemas para permitir um teste piloto agora no início de agosto. Com esse 'piloto', poderemos verificar o correto funcionamento de um ciclo completo do produto, desde a solicitação inicial até a quitação final.

Uma fase inicial do teste começou hoje, em 1o. de agosto. Para a próxima semana, estão previstos diferentes cenários de testes para vários tipos de transações. Precisaremos verificar - não somente nos testes unitários já realizados nos sistemas internos, mas sim em um ciclo de funcionamento real e integrado -, todo o trâmite de arquivos, o fluxo de aprovações, as críticas das validações, os retornos de processamentos, a entrada de arquivos nos sistemas, a confirmação de leiautes, o processamento interno, os logs de sistema, a conciliação de valores, o fluxo de caixa, o controle financeiro, os registros contábeis, ou seja, a visão de cada área da empresa e, é claro, também a visão do cliente final em relação a todo o processo.

As empresas parceiras já forneceram seus manuais passo-a-passo, com indicações detalhadas dos insumos necessários e dos cenários de testes. Estão oferecendo à nossa equipe todo o apoio e orientação necessários para a realização do teste piloto. Nossa equipe interna também está sendo cientificada constantemente das novidades a respeito do teste piloto. Essas orientações estão permitindo que as equipes de cada área da empresa estejam cientes dos rumos que vão sendo tomados pelo projeto - e nesta fase, pelos testes -, e assim todos possam colaborar com sugestões e alertas, especialmente para ajustarmos esses rumos e adequarmos o teste às necessidades de verificação que mais importam para cada setor.

Até agora, tudo no projeto transcorreu bem, tranquilamente, responsavelmente, e na imensa maioria dos casos dentro dos prazos e do escopo esperados, então estamos esperançosos - e alguns até ansiosos - por esta fase do teste piloto, pois é "agora é que vem o teste" de fato. Com toda a experiência profissional que a equipe de desenvolvedores tem, já se sabe, e até mesmo se espera, que alguns ajustes de sistemas se mostrem necessários pelo teste, pois é essa a fase crítica de adequação dos processos. E é nesse momento que poderemos ver, talvez depois de mais de um ciclo de teste, o fluxo do processo 'rodando redondinho'.

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4418063