Tudo não pode ser culpa dos pais

Nos tempos atuais, em que tantos jovens têm se envolvido com a delinquência e drogas, é frequente se dizer: a culpa é dos pais, que não souberam dar educação. Será? Bem, realmente, há casos de pais que não educam bem seus filhos mas não seria simplismo botar nos pais toda a culpa por um filho ou filha não ter dado para pessoa de bem?

Sabemos que os pais são seres humanos e cometem erros, ainda que imbuidos das melhores intenções, afinal, sendo pessoas, eles têm preconceitos, pontos de vista limitados e nem sempre dão conselhos acertados. E não se deve ignorar que eles, realmente, podem fazer coisas como ser permissivos ou duros demais, ausentes, dar preferência a um dos filhos e negligenciar outro. Porém, até que ponto pode se dizer que apenas os pais são culpados pelos filhos não terem se tornado pessoas de bom caráter?

É certo que os pais são as maiores influências na vida dos filhos, entretanto, lembremos que não as únicas. Os filhos estão sujeitos às influências dos amigos que conhecem na escola ou nas ruas, da televisão, Internet e redes sociais e muitas outras. A questão é complexa demais para se dizer que um filho tem o caráter moldado apenas pela educação que recebeu em casa.

Além disso, sabemos muito bem que as reações humanas são imprevisíveis. Os pais podem transmitir bons valores e tentar educar os filhos segundo os princípios da honestidade, mas isso não quer dizer, obrigatoriamente, que estes os acatarão. Filhos não são resultado de fórmulas matemáticas, que basta que sigamos à risca para que deem certo.

E, antes que culpemos exclusivamente os pais pelos filhos terem dado para o caminho errado, guardemos bem isto: nós não controlamos nossa própria vida. Podemos controlar as dos filhos, que são seres com vidas autônomas e independentes das nossas? Os pais não têm esse poder todo!

Lembremos também de Jesus Cristo, sejamos nós cristãos ou não. Ele próprio,enquanto pregava, sabia que nem todo mundo o ouviria e aceitaria. E, para fazer seus apóstolos entenderem bem, contou a parábola do semeador, deixando claro que nem sempre o coração humano permitiria que a Palavra de Deus criasse raizes nele. Se nem a verdade dita por Cristo poderia convencer todos as pessoas que a ouvissem, a gente pode exigir dos pais que façam com que os filhos acatem todos os seus conselhos e exemplos que dão com o intuito de torná-los pessoas decentes?