Sete bares e botecos de Camaragibe - PE

Conheço muito Camaragibe, e, alguns de seus bares e botecos de tão tradicionais fazem parte da cultura de nosso povo, de seu local de encontro, de desencontro e de sua transcendência cotidiana. Alguns destes têm grandes histórias, conversas memoráveis, discussões arraigadas, poemas recitados no orvalho da noite, ou no calor tenso do dia. São estes que me recordei incialmente, não estão em ordem de preferência, apenas como foram surgindo na memória. São os memoráveis bares e botecos:

1 – Bar do Zais – Este bar fica na Praça da Coimbral, ou Francisco Honorato, como queiram. Sei que o nome desta praça foi em homenagem a um político a frente de seu tempo que colaborou para que a cidade se desmembrasse do município de São Lourenço. Sim, sobre o bar que leva o nome de seu proprietário, este era garçom de um memorável espaço que se chamava Lumiar Bar e que era interessantíssimo, pois exibiam videoclipes de músicas pop em um tempo que não existia o DVD, bem como lá também tinha um Karaokê interessante. No Bar do Zais você pode se deliciar com um caldinho de feijão acompanhado de torresmo, ovo de codorna, charque e outros ingredientes que só em falar se dá água na boca. Bem como o pratinho de filé com fritas de uma singularidade fenomenal.

2 – Grutas Bar – Ou o Bar do Márcio Papa. Márcio é um cidadão muito simpático e este apelido não tem nada a ver com a sua opção religiosa. Apesar de que conheci um primo seu que é uma espécie de monge e escreve muito bem. Escreveu um livro onde tinha uma estória que se passava em Camaragibe. O nome dele é porque um dos pratos principais de lá é macaxeira com uma carne de sol deliciosa. Fica ao lado da gruta. A gruta é uma estrutura que tem uma santa e durante os festejos dela no município as pessoas passam a mão numa pedra encrustada na parede e fazem desejos de felicidades futuras. É neste singelo bar que tem acontecido uma revolução cultural em nossa cidade. Inicialmente com a Sambada da Laia, movimento que congrega a cultura popular e impulsionou a carreira de muitos artistas do segmento. Marcone Alves, Adiel Luna, Mestre Zé Negão, Mestre Zé Maria e tantos outros colaboradores já fizeram de lá, palco de maracatus, ciranda, côco, principalmente o côco, cinema, teatro, dança e outras mugangas. Um orgulho para o município e uma pancada certeira no sentido de que todos os artistas devem acreditar nos seus sonhos e não ficar esperando por Godot nem ninguém. Colocar a mão na massa e produzir.

3 – Bar do Peixe – No Alto da Boa Vista. Fica na Rua da Associação de Moradores. Na Rua do Balde, que é uma ponte histórica da cidade só que no sentido oposto do SESC e indo até quase ao seu final. Ambiente familiar e tranquilo que faz você se sentir à vontade consumindo peixes e crustáceos de variadas formas, como casquinha de caranguejo, caldinhos variados e peixes fritos. Água na boca só de pensar. Tem outro bar do peixe que fica próximo ao Colégio Carneiro Leão onde também há um sortimento de caldinho e uma decoração temática na parede. Já vi por lá até caldinho de tubarão.

4 – Bar de Dona Sevé – Este fica no Bairro das Carmelitas. Em uma rua estreita e um dos únicos acessos ao bairro já ficou na tradição no pessoal farrista por conta de seus acarajés, passarinhas, bolinhos de carne e peixes. Bem como pelo fato de ser na segunda-feira um dia de bar estar fechado. Fica uma fila enorme de veículos ao longo da diminuta via denunciando a qualidade marcante de seus quitutes

5 – Bar do Bernardo – Apesar do nobre proprietário ter falecido e sua esposa ter assumido o local cada vez mais surpreende e é um dos points da cidade no fim de semana. O local que inicialmente surgiu como o pastel. Este encerrou e de forma mais ordeira e controlada voltou a virar um destino para os boêmios da cidade. A novidade deste semestre foi a inauguração do local para assistir os jogos onde fez sucesso com sua TV Led e suas paredes pintadas com as cores da seleção. Por lá, não se tem cozinha, mas sai um queijo de coalho cortadinho, uma salsicha de tira gostos e agora a novidade é uma tábua de frios pra lá de chique com direito à pimenta de bico e tudo mais. Preço muito em conta.

6 – O bar do Bira – É muito interessante, fica na Rua Vitória Régia, aquela do Hospital. Só que lá no fim. É interessante, tem comida generosa e barata. Além da simpatia do proprietário que denomina o bar que vem de mesa e mesa dar aquela atenção e brincar com seus clientes. Tem um camarão frito e um peixe assado que nem te conto.

7 – Bar do Galego - Fica pouco antes do cemitério da cidade. Mas, lá você pode assistir aos jogos estaduais, muitos assistem em pé mesmo. Largam do trabalho, vão passando e ficam ali, aproveitam, batem um papo e tomam uns gorós. Quando é jogo do Sport fica bastante interessante. Também um caldinho delicioso, quentinho e saboroso.

Esta foi uma pequena lista, mas futuramente registrarei outras por aqui. Falei apenas dos tira-gostos e de assuntos peculiares. Mas, todos têm bebidas como cervejas, refrigerantes, whiskies, alcatrão com mel, aguardentes, incrível que por aqui só gostem mais de duas marcas. Na Paraíba há de se escolher uma imensa variedade. Mas, isto já é outra lista.