Imagem do Google
 
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO
 
            Quem trabalha em escola sabe o quanto é penoso lidar com crianças e adolescentes. A maioria traz uma bagagem negativa das suas casas. Os pais “largam” os filhos na escola achando que os professores têm a obrigação de educá-los. Mas aquilo que ele aprende em casa é o que vai revelar lá fora. Lá ele é desobediente aos pais, anda com más companhias e muitas vezes aprende a usar drogas.  É isso que vai fazer na escola, atrapalhando a ele próprio, aos colegas e principalmente aos mestres.
           
            Quando a Bíblia Sagrada diz no livro de Provérbios: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e mesmo depois de velho não se desviará dele”, entendo que é em todas as áreas e não só no que se refere à religião. Sei que não sou o melhor pai, mas nem me considero o pior, porque meus filhos nunca me deram problemas. São pessoas de bens, trabalhadores e honestos. Muito longe de ser perfeito, porque perfeito mesmo só houve Um na face da Terra. Aquilo que ensinamos aos nossos herdeiros vale mais que ouro e pedras preciosas. E assim é uma forma de abençoarmos os filhos, netos, bisnetos...

           
            As escolas deveriam ter um psicólogo trabalhando junto com a equipe pedagógica. Assim o aluno problemático poderia ser feito um trabalho em cima. E quem ganharia com isso? Seria a própria criança ou adolescente, a instituição, a família, os demais alunos e principalmente os professores. Quantos profissionais do ensino estão afastados das salas de aula por motivo de saúde e depressão. Alguma autoridade no assunto deveria ler este texto bem simples mas que tem muitas verdades. Assim poderia ser que nossos legisladores apresentassem algum projeto no Congresso Nacional propondo o que foi dito acima.

 
(Christiano Nunes)