O Apostador

Dagmar Mendes da Silva, é conceituado comerciante de gado de corte e cavalos. Jotalhão – seu apelido - também é escravo do vício. Seja buraco, canastra, caxeta, pôquer, pif-paf, dominó, moreninha, piu-piu, corrida de cavalos, loterias (todas), jogo do bicho, porrinha, bozó, sueca, truco... ele não tem preferência: “É jogo? Tô dentro...”

Jotalhão atravessa dias enfrentando o pano verde e, entre os seus parceiros de carteado é considerado um sortudo...

Mas a vida tem o seus revezes.

Dona Olindina precisava vender algumas cabeças de gado para custear uma cirurgia de úlcera no duodeno e, dados os vínculos de amizade, a honestidade e a experiência de seu afilhado Dagmar, em transações deste tipo, mandou chamá-lo e explicou, detalhadamente, o que pretendia. Ofereceu comissão de 10% do valor bruto da negociação ao marchante.

Não levou muito tempo, Dagmar apalavrou negócio com um fazendeiro. Detalhe: o pagamento só seria efetuado após o embarque da mercadoria em caminhão boiadeiro. Assim, na sexta-feira, se deslocaram vendedor, comprador e caminhoneiro com ajudantes para selecionar e embarcar o gado. No sábado, de manhã, com todas as exigências cumpridas, o justo pagamento foi efetuado.

Neste dia estavam rolando os festejos da padroeira de município vizinho à fazenda de dona Olindina; Dagmar, bom tomador de cerveja e forrozeiro, resolveu aproveitar a oportunidade para dar vazão aos instintos da carne: “Quem sabe eu arranjo uma caboquinha jeitosa pra furar o couro?” Se mandou pra o forró e curtiu a noitada.

Na manhã de domingo, já de saída para a cidade, Jotalhão sentiu-se tentado a assistir às corridas de cavalos. A mão coçou: “Vou aproveitar a oportunidade pra ganhar um dinheirinho extra”.

Primeiro páreo: Bond-Street X Blowing In The Wind (não sei porque dão nomes ingleses a cavalos de corrida). Dagmar separou os dez por cento ganhos na transação e apostou no favorito, Bond Street, que perdeu por um pescoço. “Ai, meu Deus... Não há de ser nada. Vou apostar metade do dinheiro da minha madrinha no próximo páreo, ganho, reponho seu dinheiro, recupero o meu e ainda sobra um troco”.

Segundo Páreo: Thunder X Blue sky. Dagmar, depois de muita conversa e sondagem, apostou em Blue Sky, que perdeu na reta final. “Puta-que-pariu! Agora deu. Vou ter que apostar o resto do dinheiro da minha madrinha.... Ganho, reponho e vou-me embora...”

Com o remorso e o peso da responsabilidade invadindo sua cabeça, Jotalhão foi, agora, mais cauteloso. Visitou a baia para ver os animais, conversou com cuidadores, criadores, jóqueis e, enfim, todas as pessoas envolvidas que poderiam lhe dar subsídios para a escolha que faria. Após muitas conjecturas, escolheu a barbada.

Terceiro e último páreo: Unabomber X Atomic Ray. Dagmar, nervoso, viu Unabomber - sua escolha - largar em grande vantagem. Aos 100 metros, Unabomber estava mais à frente; aos 500 metros, Unabomber fazia com que Atomic Ray e seu jóquei comessem poeira; aos 700 metros, Dagmar exultava: a vitória era certa. Aos novecentos metros, inexplicavelmente, para desespero de nosso apostador, a perna dianteira de Unambomber dobrou-se para a frente, fraturada e, ato contínuo, foram ao chão jóquei e cavalo. Atomic Ray cruzou a linha de chegada.

Dagmar, morrendo de raiva, remorso e preocupação, pediu ao proprietário do alazão o direito de sacrificá-lo. Com um sorriso diabólico nos lábios, Dagmar matou Unabomber.

Lá vinha, agora, Jotalhão, sozinho na estrada, preocupado em como pagar sua madrinha. Preocupado, primeiro, em como contar-lhe o ocorrido. Ao chegar na cidade, nosso azarado apostador, parou num barzinho próximo à casa de Olindina, tomou uma..., duas..., três cervejas..., levantou-se, encostou no portão da casa fazendeira..., bateu palmas... e, quando esta apareceu na janela com um sorriso estampado no rosto, ouviu da voz rouca, trêmula e tonitruante do afilhado:

- Minha madrinha, não se meta com corrida de cavalos... A senhora dá um azar do caralho.

e-mail: zepinheiro1@ibest.com.br

Aroldo Pinheiro
Enviado por Aroldo Pinheiro em 09/04/2007
Código do texto: T442954