Chocolates Também São Feitos de Gratidão

Esta é uma história baseada em fatos verídicos:

Em 1985, as coisas estavam difíceis em casa: meu pai trabalhava como soldador de peças em uma concessionária de tratores, e ganhava pouco, enquanto minha mãe cuidava apenas do lar e dos filhos.

O domingo de Páscoa estava próximo, lembro-me que meu irmão e eu, com 11 e 9 anos respectivamente, havíamos feito um pacto de silêncio. Sabíamos que não iríamos ganhar ovo de Páscoa nesse ano, e estávamos conformados.

No ano anterior, tínhamos ganhado ovos de chocolate de uma tia de boas condições financeiras. Na verdade ela distribuíra ovos entre todos os sobrinhos. Ovos rigorosamente iguais, mesma marca e o mesmo sabor "meio amargo".

Sempre detestei chocolate amargo, no entanto, comi assim mesmo, porque afinal, era melhor comer um meio amargo a não comer chocolate nenhum.

Mas esse ano a boa tia já havia viajado na véspera da Sexta-feira Santa, e só retornaria a Ribeirão Preto na segunda-feira. Então não restara esperança.

Passavam das 9h da manhã do domingo de Páscoa, quando meu irmão e eu fomos acordados e surpreendidos por nossos pais. Cada um trazia nas mãos um pequeno coelhinho de chocolate, ambos embalados em papel amarelo algo brilhante. Os dois exibiam um sorriso que refletia otimismo e encorajamento.

Aqueles coelhinhos de chocolate (não amargo) eram quase insignificantes, entretanto, afirmo que, meu irmão e eu, recebemos aquela singela, porém, sincera lembrancinha, com a mesma, ou maior alegria, que se tivéssemos ganhado um pomposo ovo de Páscoa.

A partir de 1986, quando minha mãe foi aprovada em concurso público para trabalhar em uma creche municipal, nossa situação financeira começou a melhorar. Contudo, permaneceria gravado para sempre em minha mente esse episódio dos coelhinhos de chocolate.

Durante muito tempo fiquei sem atinar quais os motivos para tanta satisfação naquela manhã de Páscoa de 1985.

Hoje compreendo que o meu sentimento foi de pura gratidão: meus pais pagaram por aqueles coelhinhos o preço mais alto que qualquer ser humano pode pagar, eles deram tudo que tinham.

Uma prova inequívoca de amor.

Dedicada aos meus amados pais. Ao meu pai (in memoriam).