Gracinhas ou inconveniências? (EC)

Causa intensa polêmica atitudes inconvenientes tomadas por elementos também inconvenientes...

Certas atitudes, pronunciamentos, procedimentos tomados em locais impróprios, que causam mal estar e desconforto aos presentes, fazem com que o autor da façanha seja guindado à condição de inconveniente.

Há certas situações nas quais a inconveniência pode originar-se de motivos que fogem ao controle daquele que efetivou a inconveniência. Há casos nos quais, pessoas de idade mais avançada, que não tem maior controle sobre suas atitudes, constrangem bastante seus familiares tecendo certos comentários ou realizando ações que ferem profundamente os padrões de civilidade e boas maneiras vigentes.

Um exemplo mais do que evidente de uma inconveniência é um elemento, ao deparar-se com uma senhora (ou senhorita...) que aparenta peso ‘um pouco’ acima do que seria considerado equivalente ao seu porte físico, com abdômen sobressaindo-se ‘acintosamente’, indaga acerca de uma possível gravidez e ter de ouvir constrangido que a indagada não é gestante...

Há outra espécie de elemento ‘altamente’ gracioso que, literalmente, recai na seara da inconveniência quando extrapola em seus apartes graciosos, não deixando que um assunto com conotação de seriedade seja devidamente abordado por outros interlocutores.

Digamos que, extrovertismo se devidamente utilizado em momentos propícios torna-se altamente produtivo e não raras vezes contribui para um efetivo relacionamento entre as pessoas, no entanto, há elementos que não dosam esta sua dádiva e extrapolam, enveredando por interferências, brincadeiras, procedimentos, etc. que colocam em situação vexatória aqueles que por elas são direta ou indiretamente atingidas!

Diz-se que elementos já com alto DNA (leia-se Data de Nascimento Avançado) são altamente taciturnos e que não aceitam brincadeiras, além de manterem em suas mentes épocas vividas que, comparativamente com o que se vive atualmente, foram muito melhores, guardando procedimentos diversos que, em sua época eram a tônica do bem viver e que não conjuminam com os procedimentos adotados presentemente. Em socorro a estes anciões (dentre os quais, é evidente mesmo para aqueles que ainda não concluíram, me incluo...) que conviver com certos procedimentos modernos requer extremo esforço, me sempre possível de um pleno atingimento que vá de encontro ao que esperam ‘os da época atual’...

Imiscuídos entre estes acima citados elementos de ‘alto DNA’, estão jovens que corroboram com o que é pelos ‘colegas de cabeça’, defendido. Há jovens que se sentem altamente constrangidos com procedimentos inconvenientes advindos em qualquer escala e providos de qualquer faixa etária ou condição de execução.

Ou seria normal, ao com alguma seriedade, ao fazer um registro de uma comemoração de passagem de mais um ano de vida, família toda reunida, quando verificar-se a foto, existirem elementos inconvenientes por detrás do papai, da mamãe, do vovô, da vovó... com os dedos em formato de um V, simbolizando um chifre sobre suas cabeças?

Ou ainda, para desespero dos entusiasmados papai e mamãe, embevecidos com a comemoração do primeiro aninho do seu bebe, serem ‘obrigados’ a conviver com atropelos no momento da tradicional comemoração da cantiga dos parabéns a você, durante a qual, são inseridos termos não condizentes com a canção ou cantadas estrofes totalmente diversas das coerentes com a sequência normal da letra da canção!

Poderia ficar por aqui muito mais tempo exemplificando casos de extrema inconveniência adentrando até esferas mais significativas no sentido de causar constrangimento aqueles, como disse acima, direta e até indiretamente envolvidos pelos atos inconsequentes praticados.

E, consciente da abordagem que está sendo feita neste nosso desafio, creio que é de bom teor parar por aqui, antes que aflore minha total inconveniência, que por vezes, também possuo... rs

Utilizando como fonte de pesquisa o google:

Inconveniência é a falta de conveniência.

Ação ou dito inconveniente.

Incivilidade, grosseria, descortesia.

Conveniência é a qualidade do que é conveniente.

Interesse, proveito: só vê as próprias conveniências.

Decoro, decência.

Que não é conveniente, que falta conveniência. Inadequado, impróprio, grosseiro.

É muita inconveniência da parte dele dizer tantas palavras de baixo calão.

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Inconveniências

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.inconveniencias.htm