AO SOCIÓLOGO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

AO SOCIÓLOGO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Um dia V.Ex. disse que os aposentados eram um bando de vagabundos,eu não me esqueci e ainda conservo na memória.

Hoje estou caminhando para ser um dos vagabundos como disse naquele tempo.

Confesso a V.Ex. que não sei como consegui chegar até aqui,mas vou te contar.

Aos treze anos fui trabalhar na lavoura,eu era um bóia fria,e ainda pequeno não esqueço que eramos transportado como gado nos caminhões,sem banco ou toldo,era na raça mesmo.Na marmita,um ovo frito pouco feijão porque era caro,e muito arroz.

Eu vi muita gente morrer em acidentes com caminhões,de dez de vinte e até trinta pessoas nesse transporte.

Mas eu sobrevivi para te contar.

Aos dezoito anos, meu primeiro trabalho registrado,depois uma profissão na área da saúde,atendente de enfermagem.

Fome eu passei muitas vezes,acho que desde quando nasci,tenho certeza que não fui o único nesse país tão desigual até os dias de hoje.

Trabalhei em um hospital que era proibido sentar,não tinha cadeiras,e quem sentasse era demitido,lá se iam doze horas em pé,tudo eu sujeitava para sobreviver,porque o Collor tinha deixado todos na miséria.

Quando V.Ex. chegou e disse que os pobres aposentados eram vagabundos,sei que disse isso sentado em uma poltrona bem confortável para não ferir suas nádegas.

E eu te digo,é um milagre eu chegar vivo a aposentadoria,apesar das sequelas da vida.

Enquanto V.Ex. poderá viver até duzentos anos,talvez eu não sobreviva aos próximos dez como aposentado.

Cheguei até aqui,faltando alguns dentes na boca,um cansaço da lida,e com um carro velho no quintal apodrecendo.

Estou na listas de devedores do banco,que extorquiu e ainda coroe meus vencimentos.

V.Ex. se enganou em sua colocação,enquanto pode desfrutar de toda tecnologia para prolongar sua vida.Eu dependo de Deus para minha permanência na terra .

O mesmo Deus que um dia negou acreditar.

E quando foi presidente dessa nação,adocei muito leite para os meus filhos com adoçante artificial.

Porque açúcar foi artigo de luxo em seu governo.