Visto, Ouvido e Propalado Por aí...

VISTO, OUVIDO E PROPALADO POR AÍ...

Tudo começou por vinte centavos, gota d’água para os incontroláveis

protestos. Coisa de alma sofrida, engasgada pela violência, corrupção, promessas; transportes, trânsito, saúde e educação caóticos, má qualidade de vida, cansaço, estupefação. Correm soltos entre nós toda sorte de absurdos, liberalidades, abusos de poder, insegurança, descaso e impunidade. Transbordaram-se todas as insatisfações e sofrimentos e da alma sofrida saiu o clamor do povo. . Agora é a vez do grito que se espalha assustando ruas, cidades, estados, país. É o grito do Brasil. Tantas vezes esperado, reprimido, mil vezes desejado e, indiscutivelmente, atravessado à espera da hora.

Trata-se da incontestável resposta às indiferenças sofridas, às simulações, aos abusos e falsidades. É a criatura que se volta contra o seu criador. E uma vez eclodido esse brado, tem-se a esperança de que algo venha a mudar. Como continuar como antes? Zerada a credibilidade, desmanteladas as mentiras, superada a paciência - o descontentamento acha seu espaço e dá lugar à acachapante revolta. O Brasil está acordado, ( ou acordando) é o que se ouve. Que seu despertar seja duradouro e não se constitua, apenas, num breve letargo. A demagogia é algo quase invencível, mas muito se pode derrubar dela.

Então, o que quer o povo esclarecido em sua revolta? Sua indignação clama que se catem os desalentados corruptos. Que se queime o circo das enganações e das ilusões. Que se danem todos os que se julgam acima do bem e do mal usufruindo do poder, seja ele de que qualidade ou calibre for, para sua própria comodidade e prazer, iludindo e manipulando os incautos, emperrando o progresso. Que se ferrem os falsos salvadores da pátria disfarçados em anjos, que não são e nunca serão, aproveitadores que burlam a honra, zombam da moral e da verdade, esfacelam impiedosamente a ética e a justiça. Estão escancarando a vida dos santos para alcançarem, quiçá, os milagres de desenvolvimento que necessitamos.

Como sabemos, povos traídos em sua dignidade um dia descobrem sua força, alcançam e expõem sua consciência política. Cansam-se e dão o basta, saem às falas, esbravejam, cobram direitos, deitam sua capacidade de altivez. Basta que consigam entender para que tudo se apresente claro a seus olhos e nítido o bastante a seus ouvidos. Portanto, é voz geral, o povo está acordando como de outras vezes o fez. Está despertando... tipo assim... desgastado, maltratado, intranquilo, ameaçado, encurralado, extorquido, lesado, iludido, desesperançado, inseguro, indignado, arreliado, injustiçado. Mas... que Deus conserve... patriota, altivo, determinado, resoluto... “Poxa, o povo está puto!.”

Evane
Enviado por Evane em 12/08/2013
Código do texto: T4431414
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.