A VIDA É UM GRANDE PALCO...

A vida é um grande palco...

Do qual todos nós somos atores. Melhores ou piores. Em um espetáculo merecendo aplausos e noutros não. O mais chato é que neste último, sempre aparecem as vaias. É como jamais pudéssemos errar o texto, o sorriso ou o pranto. Ou trocar quem sabe um pelo outro, na cena errada. Sempre se diz que por trás da pintura do palhaço, sempre corre uma lágrima de saudade. De que a boca pintada com o largo sorriso, é para esconder o da tristeza. Mesmo sabendo que a cada tombo que leva, vai fazer alguém rir. Não importa sua dor. Cada espetáculo é um novo ato. Cada novo ato, uma nova história. A cada nova história, quem sabe uma nova vida.

E se a vida é realmente um grande palco, sua beleza ainda maior está nas peças que são representadas. Porque se nos espetáculos dos mais comuns aos mais consagrados alguém escreveu o texto que se deve decorar, na vida não. A cada dia, a cada hora, a cada minuto, temos um novo texto, um novo cenário. Uma nova plateia. Com aplausos e vaias. É claro. Nem todos gostam por igual do texto, dos atores. Ainda bem. Porque senão não teria a menor graça. E nós sem a mínima chance de assumir a responsabilidade do que queremos. E assumir por vontade própria. Sem medos.

Porque nós escrevemos o nosso espetáculo, no nosso palco. Sem também pensar demais no passado. Seja o que dele for. Até porque, o que foi, já foi. E vai nos ensinar também a não ter tanta pressa pelo amanhã. A ter paciência. Porque o último pano do grande palco da vida, ainda não caiu.

E nós, continuamos sendo só, seus atores. Porque se não deixarmos nossas emoções e corações fazerem isso, de nada terá valido nossas vidas. Atores por exemplo, que ainda gostam de cafuné. Nem que seja fazendo em alguém, até que consiga dormir. E deixar nossos sonhos um dia, voltarem. Em novos atos, novos espetáculos. De amor. Porque este é o maior espetáculo. Da vida.

A venda nossos livros Ele! e Ele voltou!, dois livros por R$35,00, 14,50x10 estilo cordel, 36 paginas cada. Pedidos ajrs010@gmail.com – pagamento Banrisul e Banco do Brasil.

Antonio Jorge Rettenmaier, escritor, cronista e palestrante. Esta coluna está em mais de 90 jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior.

AJRettenmaier
Enviado por AJRettenmaier em 13/08/2013
Código do texto: T4431994
Classificação de conteúdo: seguro