MALTRATO AOS VELHOS
 

A formação dos nossos adolescentes é um dos motivos que o fazem se tornarem adultos impacientes, intolerantes e agressivos no trato para com os nossos velhos. Por serem velhos eles o tratam com desprezo. Não se trata de uma ação generalizada, mas de uma minoria significativa de indivíduos desprovidos de amor.
Exemplo desta agressividade é apresentado nos meios de comunicações quando são divulgados os maltratos que sofrem os nossos queridos velhos pelos seus netos, filhos, sobrinhos, companheiras e damas de companhia pagas para atenderem as necessidades básicas destas criaturas indefesas.
A falta de solidariedade, de amor, de carinho e principalmente de reconhecimento o quanto significou e significa a presença dos nossos velhos responsáveis diretos pela nossa existência, é próprio do ser humano desprovido de sentimento e distante daquele que nos permitiu existir, o Pai de todos nós, Deus.
A nossa sociedade tem sido altamente agressiva e revoltada, em decorrência da falta de Segurança, Saúde e Educação, com relação ao desrespeito e a falta de carinho para com os nossos indefesos velhos. Estes fatores são de responsabilidade do Estado, logo, cabe a este ser condenado e aplicado o tratamento que merece. Claro e evidente que é injustificável que estes fatores sejam motivos geradores para que a nossa sociedade se comporte e/ou permitam que os nossos entes queridos sofram consequências, como forma de chamar atenção dos poderes públicos quanto à falta das necessidades básicas na formação da nossa sociedade como um todo.
Não podemos esquecer que eles foram a nossa base educacional e consequentemente os responsáveis pela existência dos nossos pais.
Como podemos inverter este quadro?
A única saída para isto, em minha opinião, é o comprometimento dos indivíduos quanto à formação educacional e intelectual dos nossos jovens, para que estes sejam multiplicadores entre os meios da sua convivência, levando aos seus companheiros a conhecerem a importância que nossos velhos representaram em nossa formação.
Por outro lado, observamos o quanto o nosso governo é inoperante no atendimento às pessoas que formam a terceira idade. A população vem sofrendo com o descaso no atendimento, pelo governo, a nossa população.
Não sabemos o que fazer e muito menos como fazer para acabarmos com esta falta de solidariedade, tanto do governo como da sociedade, para dignificarmos a vida dos nossos heroicos velhos.

Espero que este artigo contribua para alertar à sociedade quanto as nossas faltas para com os nossos queridos e amados velhos.
 
Leonel Farias
Enviado por Leonel Farias em 13/08/2013
Reeditado em 11/10/2013
Código do texto: T4432041
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.