Sexualidade na velhice


 
                  Até hoje o maior e mais detalhado estudo sobre a sexualidade humana nos foi apresentado pelo zoológo americano Alfred Kinsey. Como resultado dos seus estudos, a Associação Americana de Psiquiatria, em 1973, deixou de considerar como desordem mental a homossexualidade. E a Organização Mundial de Saúde, em 1986, deixou de considerar a homossexualidade como doença.
                   Interessante que o Kinsey começou estudando a grande diversidade na maneira de fazer sexo entre as vespas. Depois fez milhares de entrevistas com os seres humanos. Não estou interessado, amigo leitor, na questão homossexual, pois me filio, de acordo com a estatística do Kinsey,  como heterossexual exclusivo.
                   O que quero mesmo é passar para o leitor uma outra descoberta dele quanto ao sexo do chamado idoso. Mas vou começar com uma piada bem antiga de judeu e que trata da circuncisão. Já tive oportunidade de esclarecer em crônica antiga que fui devidamente circuncidado( embora não seja judeu), assim como o meu amigo de infância, o judeu Sylvio. E foi ele que me contou a piada, depois que lhe disse  que eu mijava torto, culpando a circuncisão.
                   Dois homens estão urinando  num mictório de uma rodoviária no Rio de Janeiro.  Um deles fala: - “ O senhor é de São Paulo e a sua circuncisão foi realizada pelo rabino Jacó”. – “Isso mesmo, como soube disso?”  - “ É que o rabino Jacó ficou famoso por deixar o pênis um pouco torto. E o amigo está urinando em cima do meu pé”.  
                   Retorno a falar sobre sexo porque, no meu entender, tive a felicidade de receber uma educação liberal nesse sentido e meu próprio pai me incentiva a ler livros científicos sobre a sexualidade, com o intuito evidente de deixar-me sem traumas nessa área, pois no tempo dele era grande o tabu sexual. Dizia ele que nunca viu o tornozelo da mãe dele, tal o medo do sexo. Pensava ,  e estava certo, que os males da ignorância sobre o sexo eram terríveis.
                   E mesmo com a revolução sexual, existe muita gente, ainda hoje,  com preconceito em relação à  prática do sexo entre os idosos. Neste particular, e me situo exclusivamente nessa área,m  mais uma vez o nosso Kinsey nos mostra, em suas experiências, que a idade no homem saudável não atrapalha o sexo. Homens com mais de 65 anos têm relação sexual normal pelo menos uma vez por semana. Aos 75/80  anos, uma vez por mês.  E a parte que mais gostei: foi encontrado  um setentão que tinha nada mais nada menos que sete ejaculações por semana.
                   Minhas homenagens aos inconformados e corajosos que procuram estender e expandir as fronteiras humanas, com relação ao nosso tempo de vida.  E, com certeza, a longevidade humana ultrapassará de muito os atuais 80 anos, não causando qualquer espanto o sexo aos setenta anos.
                   E, claro,  a circuncisão dos judeus feita com maior esmero para não esguichar a urina fora do vaso.

Gdantas