Santo Murphy Vingador

Santo Murphy está sempre vigilante. Não deixa escapar nada.

Aos seus devotos, ele não garante salvação, mas para os infiéis, ele assegura que o castigo está determinado: algo VAI sair errado.

Quem, como eu, trabalha com informática, prestação de serviços ou gestão de projetos de qualquer área, vive constantemente sob o jugo do Santo Vingador.

Seu lema é universalmente conhecido: "Tudo que fizeres ou deixares malfeito, com alguma chance - ainda que uma mínima chance - de dar errado, então seguramente, certamente, inevitavelmente, VAI dar errado!"

Seja uma possibilidade de atraso de projeto, uma variedade de entrada de dados, uma alternativa de entendimento de um pedido, uma remota ambiguidade em uma especificação... para ele, basta a existência de uma sombra de chance de erro, que lá ele estará, vingando-se dos infiéis, espalhando o terror entre os incautos, garantindo que o pavor atormente os ingênuos.

E assim vai convertendo novos seguidores! Acaba com a inconsequência, esmaga a desatenção, destrói a imprevidência. Sua vingança cria adeptos fiéis, espécimes raros, que vão se tornando, pouco a pouco, mais preocupados, mais pessimistas, mais atentos, mais medrosos, mais dedicados, mais consequentes, mais analíticos, e principalmente mais previdentes, pois... embora os resultados de qualquer empreendimento possam ser imprevisíveis, uma regra é sagrada: "Tudo que fizeres ou deixares malfeito, com nem que seja uma mínima chance de dar errado, então seguramente certamente inevitavelmente dará errado."

Por isso, minha oferenda diária é tentar fazer sempre o meu melhor. :)

-------------

MALANOVICZ, Aline Vieira. "Santo Murphy Vingador". Porto Alegre, 15 ago. 2013. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4436366