Quebra-molas de Salvador

Quebra-molas de Salvador

Jorge Linhaça

O sr. prefeito, ACM Neto, precisa através de seus secretários realizar uma fiscalização urgente nas ruas da Cidade Baixa no que diz respeito aos quebra-molas “construídos” pela população a seu bel prazer. Chega a ser ridículo que numa rua de 50 metros existam 3 ou 4 desses dispositivos piratas, totalmente fora de qualquer padrão e que só servem para prejudicar ainda mais o trafego de veículos, já mais do que prejudicado por buracos que se multiplicam qual coelhos e a infernal cultura de que qualquer bar ou comércio tem o direito de acrescentar seu estabelecimento através da tomada dos passeios e ruas com cadeiras e mesas ou placas de propaganda. Com esse tipo de ação, o pedestre perde a condição de nadar nos passeios e vai para o meio do “asfalto” disputar lugar com os carros. Na Ribeira a coisa é tão ridícula que vários pretensos restaurantes ou petiscarias, além do prédio que ocupam, ocupam também as ilhas que dividem as pistas e mais recentemente já ocupam também o passeio que margeia as praias.

A desculpa mais estranha que já ouvi a respeito é que a prefeitura permite esse abuso mediante o pagamento de uma determinada taxa de ocupação dos passeios e asfalto.

Os quebra-molas, piratas ou genéricos, deveriam ser imediatamente retirados pela prefeitura e identificados os autores estes deveriam pagar pelo reparo da rua.

A desfaçatez já chegou a um ponto tal que as pessoas quebram o asfalto ou retiram os paralelepípedos e deixam lá o buraco cercado de pedras impedindo o transito de veículos até que tenham tempo de acabar o seu “trabalho”, como na Rua Heráclito Pires de Carvalho ( ou coisa parecida) de onde precisei retornar após deparar-me com a montanha de paralelepípedos de fora a fora na via.

Não sei se é uma questão cultural, ou de falta de educação cívica, mas a coisa é irritantemente constante.

Praticamente todas as ruas transversais aqui do Bonfim e arredores sofrem com esse mal.

A ribeira, que parecia que ia melhorar, agora virou terra de ninguém com o povo tomando os largos para assistir shows sabe-se lá do que e, as pessoas abordando os carros para saber se é pista ou camarote...oras bolas, pista ou camarote na praia??

Acorda prefeituraaaaaaaaa!!!