QUEM É SEBASTIÃO GONTIJO?

Osvaldo André de Mello

Um dos melhores ficcionistas de Minas Gerais, da estirpe de Cyro dos Anjos, Eduardo Frieiro, João Alphonsus, Gilberto de Alencar... Praticamente, inédito. Dedicou-se aos estudos, à profissão, à família. Entre 1984, data da aposentadoria, e o ano de sua morte, 1994, escreveu cinco romances. Em vida, publicou, domesticamente, em restrita tiragem, DIAS IDOS E VIVIDOS e LAÇOS APERTADOS. A família, da mesma forma, realizou as edições póstumas dos seguintes títulos: TEMPO DE MENINO, A ÚLTIMA QUIMERA e MEMÓRIAS DE UM FORAGIDO, este inacabado.

O que diferencia o conjunto constituído dos quatro primeiros títulos, os romances acabados, além da excepcional qualidade literária, é que, em Sebastião Gontijo, os personagens, desde os políticos, os profissionais liberais, até os mestres de ofício, as normalistas, os ferroviários, e o cenário, dos aspectos permanentes da urbe a mudanças topográficas, e o tempo, dos fatos políticos aos acontecimentos domésticos, o espaço público, tudo, tudo se refere à nossa história.

Sebastião Gontijo de Araújo nasceu aqui, a 9 de maio de 1916, filho de José Galdino de Araújo e Rosa Gontijo de Araújo. Foi aluno do Grupo Escolar “Padre Matias Lobato”. E estudou no Seminário do Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, de 1928 a 1935. De volta à cidade natal, lecionou na Escola Normal “Mário Casassanta”. Em 1938, prestou concurso para o Banco Hipotecário e Agrícola, na capital. Aprovado, foi trabalhar na agência de Petrópolis, RJ.

Pensando tornar-se cirurgião-dentista, no final de 40, chega ao Rio de Janeiro, presta exame de Licença Ginasial, no Instituto de Educação de Niterói, em 44, ano em que se casa com Lys Gonçalves. Da união, nascem os filhos Hamilton, Cláudio e Cristina. A seguir, realiza o Curso Clássico no Colégio Juruena, do Rio. Ingressa na Faculdade Fluminense de Medicina, em 48, onde se forma cirurgião-dentista.

Colaborou na “Folha de Minas”, em “O Diário”, ambos da capital mineira; no “Divinópolis Jornal”, de Divinópolis, e na “Folha do Rio”, do Rio de Janeiro. Essa colaboração se mantém dispersa e desconhecida.

Foi cirurgião buco-maxilo-facial do Hospital da Lagoa ( INAMPS ), de 66 a 84.

Divinópolis conhecerá a obra de Sebastião Gontijo, através do projeto “BIBLIOTECA MEMORIAL DO CENTENÁRIO: DIVINÓPOLIS NA MOLDURA LITERÁRIA”.

***

Frei Dimão tem bom gosto literário:

Louvável a iniciativa

de publicar autor de fé

recantista não mais se priva

de ler Dom Osvaldo André.

Frei Dimão

Osvaldo André
Enviado por fernanda araujo em 17/08/2013
Reeditado em 18/08/2013
Código do texto: T4439063
Classificação de conteúdo: seguro