FALAR MAL DOS OUTROS

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Alguns fazem distinção entre falar em e falar de. Falar “em” significaria referir-se a alguém, falar a respeito de alguém. Falar “de” seria falar mal. E se, como isso dá samba, “essa história de gostar de alguém já é mania que as pessoas têm”. Falar de alguém ou falar mal dos outros também é uma mania que muitas pessoas têm. Mania de fazer intrigas, mexericar, tricotar, bisbilhotar, fofocar.

– Cuidado, hein! Vou contar só pra você, mas pelo amor de Deus!...

Na realidade, pelo amor de Deus e pelo desamor ao próximo, como se as duas coisas combinassem: amar a Deus e não amar ao próximo.

Dá-se à língua do mexeriqueiro, pessoa linguareira, linguaruda, e ao próprio mexeriqueiro, o nome de língua solta, língua de palmo, língua afiada, língua comprida, língua de trapo. – Fulana é direita, comadre? Resposta:

– Minha filha, você não sabia?! Ela não vale o sal do batismo...

Gente famosa, então, anda na mira de tabloides, paparazzi, programas de rádio e televisão, enfim, da mídia sensacionalista, que, chega-se a alegar, aumenta, mas não inventa. O.k.! O.k.! E assim, como um rastilho de pólvora, a notícia sensacionalista se alastra de boca em boca, de rede em rede, e, de tão repetida, torna-se verdadeira.

Se fosse feito um balanço entre o verdadeiro, não necessariamente falso, e o banal, com certeza o império da mediocridade ganharia de longe: mitos e super-heróis fabricados, jogadores e artistas semiendeusados, plateias e eleitorado manipulados. Sobretudo pelo nosso baixo nível nacional de educação. Hannah Arendt cunhou a expressão ”banalização do mal”, subtítulo de um livro seu sobre o julgamento do nazista Adolf Eichmann. Resta chamar a atenção para o mal da banalização, para a ditadura do efêmero: o céu e a terra passarão...

Finalmente, não há quem não tenha defeito. Ou, quem sabe, quem vive falando mal dos outros não o faz para encobrir os próprios defeitos? Todo o mundo tem sua janela de vidro... E como!

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 20/08/2013
Código do texto: T4443364
Classificação de conteúdo: seguro