Crônicas de busão - O desvio

Nos dias atuais onde 6 bilhões pessoas no mundo possuem telefones celulares, é impossível que não se ouça alguém falando ao aparelho.Dentro de um coletivo onde muitas vezes o silêncio é até esquisito pois é um lugar apertado, fechado com muitos estranhos amontoados e o som que reina imperativo alí é o ronco estridente do motor no veículo, intercalado com o som da campainha que avisa irritantemente o motorista que alguem vai saltar.Em horário de pico num dia chuvoso então, uma a pessoa muito entretida em seu diálogo ao celular não percebe ou parece pouco se importar que ali existe muitos ouvintes de sua conversa.

E é ai que de repente, só da ela - a conversa de alguém no aparelho:

-Teinha? Ow Teinha, onde ce tá? Ah tá, Eu to aqui aqui ainda no busão...Menina, tá lotado demais da conta!Não, não não demoro não, doida.Me espera aí, tá? Já, já chego, tá? Beijo.

Uma barreira na rodovia pega a todos de surpresa e o motorista se vê obrigado a pegar um desvio longo para poder voltar ao intinerário e o burburinho no coletivo, é geral.Nisso, aquele celular toca de novo:

- Teinha? Teinha de Deus do céu, ce não sabe que me aconteceu...não, não, pior que isso! (todos imaginam particularmente o que a Teinha imaginou depois de tanta ênfase) É menina, um acidente na pista aqui e o busão tá dando uma volta lascada!Nunca vi esse lugar mais gordo em toda minha vida, menina!Mas ó, me espera, doida que eu to precisando de uma gelada mais que nunca agora!Já, já chego hein!

Desliga e dessa vez, faz uma ligação:

-Juca? Ow Juca, bão aí? Ó Juca, tira o frango do congelador ai que eu vou demorar, hein! Ah, por quê? Porque o busão tá dando maior volta dos infernos, Juca!Eu nem sei que raio de lugar onde que eu tô, meu filho!Então eu nem sei a hora que eu vou chegar, hein!

Risos escondidos no busão lotado, inclusive o meu, foram abafados rapidamente e continua-se ouvindo:

-É Juca! vc quer que eu faça o quê, meu fio ? eu não tenho rodinha no pé e nem asa nas costas pra voar, né? Nem sei onde que tô.Então vc vai se virando ai com a janta, tá? E fala pros meninos te ajudar a cortar o alho pra ir mais ligeiro que eu to com uma fome danada e trampei feito uma diaba hoje!

Desliga.Em seguida, celular toca de novo, com aquele toque bem alto de musica ao vivo de alguma dupla sertaneja:

- Fala Teinha! Não toma enquanto eu não chegar, hein sua doida varrida!Fala pro Guidão deixar a minha tricando aí no jeito pra mim, que eu já to chegando.Nem sei onde que eu to, mas to chegando!