Filha solteira ...

Seu Miguel e Seu Manoel, aposentados, gostavam muito de pescar. Todos os dias à tardezinha eles pegavam seu anzol, pescava umas piabas e seguiam prá pescaria de verdade: de peixe grande.

Numa bela noite, estavam os dois sossegados, bota isca, peixe come, bota isca peixe come, com muita paciência. É o que todo bom pescador tem. Quem espera sempre alcança: um peixe.

Disseram eles que já deviam ser lá pelas 11 da noite. A tranqüilidade foi quebrada por um carro que veio chegando, faróis acesos, eles se esconderam um pouco atrás de uma moita de capim. Coisa comum na beira de rio. Automóvel parou, mais ou menos uns 100 metros deles. Faróis foram apagados.Eles impacientes querendo saber o que seria aquilo. Huuum, resmugou um e falou um pouco baixo par não ser escutado.

- Manoel!- Parece que tem um casal no carro... Vou lá dá uma olhada, e ver o que eles tão fazendo!

- Miguel: - Deixa prá lá home! Vamo pescá nosso peixinho!

- Manoel: Pois eu vou!...

- Miguel: Você tem três filhas e eu tenho quatro...Não podemos correr o risco! E se for uma das nossas....!

- Tá bom! Faz de conta que eles não estão ai!

E assim os dois terminaram a pescaria em paz. Mas com uma pulginha atrás da orelha... lembrando das suas filhinhas...

-

-

(Causos de Barra do Mendes-BA, e de Barramendenses).

Se gostar deste meu causo, indique para seus amigos, peça para que eles indiquem para outros e mande-me avisar dos seus trabalhos, que faço o mesmo. Vamos fazer uma corrente de leitura. Tá combinado!

reinaldinho.barreto@hotmail.com