A PALAVRA E SEU PODER

A palavra tem um poder incrível, extraordinário. Uma única palavra é suficiente para levar alguém ao ápice ou ao fundo do poço; pode construir ou destruir uma relação de amor, de amizade ou de qualquer outro tipo; pode encher o coração de alegria ou feri-lo profundamente.

Uma palavra doce alimenta e enleva a alma; a amarga envenena e entristece; uma palavra suave alegra e acalma; a dura machuca, fere e até mata. As palavras podem provocar um orgasmo ou um suicídio; podem ajudar ou atrapalhar; enaltecer ou derrubar; podem ter um efeito curativo ou devastador.

Às vezes, até na brincadeira as palavras podem causar danos como dor, mágoa, desgosto, aflição, constrangimento etc. Por isso, antes de proferirmos as palavras, precisamos pensar bem e medir as consequências do que vamos dizer. Devemos ter muito cuidado com quem, quando, como, onde e o que falamos, pois cada pessoa recebe as palavras de forma diferente, de acordo com o estado de espírito e o momento.

Quem já não magoou pessoas queridas com palavras duras? Confesso que já o fiz, e como me arrependo! Na verdade, naquele momento o meu objetivo era que as palavras funcionassem como um tratamento de choque, capaz de sacudir, de despertar aquelas pessoas, na tentativa de resgatá-las da estagnação e cegueira em que viviam. Nem sempre deu certo. E também não importam os motivos ou os argumentos, o fato é que provocou um desconforto que poderia ter sido evitado.

Vez por outra, também somos atingidos com palavras que magoam, ferem e entristecem nosso coração. Aliás, dependendo de quem partem tais palavras, a dor causada é bem maior. Portanto, sutileza e bom senso, imprescindíveis em todas as relações humanas, devem ser levados em conta antes de "liberarmos" as palavras, é ou não é?

(Republicação)

www.jildati.blogspot.com

Jandira Lucena
Enviado por Jandira Lucena em 25/08/2013
Código do texto: T4450684
Classificação de conteúdo: seguro