Jovens que não querem ler

-Ah,sandro.Não tive muito tempo para ler.

-Mas tu ficou com o livro quase meio ano.

-Sei lá.....

Um dia quero ter uma linda biblioteca e bem sortida.Hoje,tenho alguns livros que dá para colocar numa mala não muito grande.São poucos,mas muito importantes.Não invisto meu suado dinheiro em qualquer livro.

Num gesto de desapego e tentativa de ajudar nossa juventude que ,muitas vezes, foge dos livros como quem foge de torta de limão,emprestei um livro para um dos meus ex-atletas que jogava no time onde atuei como dirigente.

Não,não emprestei nenhum livro de física quântica ou português.Não emprestei dom casmurro-que tenho e amo.Não,caros leitores,emprestei um bom livro sobre futebol.Um excelente livro que foi lançado no fim do século XX e conta a história do futebol de nosso país,do surgimento até aquele momento -1999.

Não era um livro de difícil entendimento.O meu atleta tinha mais ou menos uns treze anos.

Aí vem uma questão básica:Se um jovem não quer ler ,aos treze anos, um livro sobre o esporte que pratica,imagine em sala de aula que ele tem de ler livros dados pelo professor.

Sinceramente,não é a toa que os resultados das provas de avaliação da educação são vergonhosos.Com este exemplo simples e real dá para ver o porquê da miséria literária que nossa juventude vive.

Fico imaginando o drama dos professores de literatura e português que praticamente ficam com as mãos atadas já que tem que enfrentar a falta de vontade dos jovens.

Dá para corrigir esse quadro?Sim!Não é impossível.Todos,a começar pela família,têm que incentivar desde cedo a leitura.

sandro leao
Enviado por sandro leao em 25/08/2013
Reeditado em 15/05/2014
Código do texto: T4451516
Classificação de conteúdo: seguro