Problemas de visão

Hoje fui ao hospital, mais precisamente ao oftalmologista, ou oculista, como queiram. Exame de rotina, não é? Não, nada disso. Estou sofrendo com um problema grave de visão. Não é muito simples de explicar, mas vou tentar: Aos poucos estou perdendo a capacidade de captar os pigmentos, as cores. Pelo visto é sério, vejo tudo em P&B. Fui me consultar para ver o que o médico acha e fazer alguns exames. Enquanto escrevo este texto, ainda estou com as pupilas dilatadas, já dilataram as pupilas? Não queiram.

Vamos ao resultado. Suspeita de catarata. Sim, é gravíssimo. O doutor me falou que estou perdendo aos poucos a visão, não é fácil receber esta notícia, não me vejo andando na rua de bengala ou com um cão guia. Tive de perguntar algumas coisas a ele. Primeiro pedi uma explicação, uma causa. Ele disse que era uma doença muito rara e não se sabia as causas ainda. Falei que havia ainda uma coisa que eu via colorida, na verdade, uma pessoa. Ele me mandou abrir os olhos e, com uma lupa e uma lanterna, mapeou minha retina.

– É isso! Agora eu sei a causa do teu problema... Aqui posso ver a imagem de uma jovem, bem bonita, diga-se de passagem. Parece que esta imagem ficou gravada na tua retina, não é catarata, mas ainda é algo grave.

Um pouco relutante, perguntei o que seria.

– É amor. – respondeu.