O DESPERTAR DO GIGANTE - Das manifestações no Brasil.

O DESPERTAR DO GIGANTE - Das manifestações no Brasil.

É possível, sim, um Brasil justo! É possível, sim, um Brasil menos corrupto! É possível, sim, um Brasil do povo. É possível um povo com educação, com saúde, com moradia e perspectiva de vida mais digna.

O sono do gigante adormecido chegou ao fim. O Brasil desperta, pouco a pouco, para uma nova época. Há quem possa ter medo desse despertar... Há quem possa ter esperança de que o sonho é possível!

Àqueles temerosos, convém repensar, urgente, a sua postura ante a nação. O gigante não vai perdoar quem impedir o seu tão esperado despertar. As bandeiras brancas acenadas pelo povo simbolizam uma manifestação pacífica para a demonstrar a insatisfação que toma conta do país e que cresce nos quatro cantos do Brasil.

É preciso ouvir a voz do Brasil neste momento. Há muito as massas mantiveram-se caladas. Mas o constante descaso, a impunidade crônica, a corrupção intermitente, a afronta desumana aos direitos dos cidadãos foram o estopim que rompeu com anos e anos de silêncio.

Não se pode agora perder o eco desse grito lançado em território nacional. Os objetivos têm de apresentar-se claros e precisos. O povo e principalmente os jovens devem manter-se lúcidos e fortes ante as situações que estão por vir. É preciso um comando forte.É preciso consenso. É preciso uma orientação cuidada para que se obtenha credibilidade e engajamento ao movimento.

As ações devem ser pensadas e repensadas. Não há por que depredar o Patrimônio Público, não há por que usar da violência, não há por que usar de intolerância. Os verdadeiros revolucionários dialogam, negociam, expõem suas metas com firmeza e conhecimento.

Sabemos que as multidões estão tomadas pela euforia da situação inusitada nascida pelo despertar do gigante. Todo cuidado é pouco, porque nessas ocasiões aparecem os oportunistas, os violentos, os vândalos, os intolerantes, os arrivistas que querem transformar esse tão esperado acordar do sentimento de nacionalismo engajado e político em uma guerra.

Povo e polícia devem estar do mesmo lado. Não há porque criar enfrentamentos desnecessários e repressões brutais. É o destino do país que está em discussão. Não vamos tingir de sangue o que pode ser um momento de conquista e vitória democrática.

Não deixemos que os ânimos acirrados de alguns manifestantes indesejáveis turvem a imagem de uma reivindicação lícita, democrática e pacífica. Não deixemos que desordeiros contaminem as multidões, pacíficas, na busca de uma saída para o desconforto nacional. É muito bom ver o Brasil, pela ação popular, traçar passo a passo um novo caminho. É muito bom saber que o Brasil acordou e que o sonho de uma nação justa e solidária é possível.

Anna del Pueblo
Enviado por Anna del Pueblo em 28/08/2013
Código do texto: T4456016
Classificação de conteúdo: seguro