OUTRA HISTÓRIA DA ÂNCORA - PORTO FERREIRA - SP

Ganhei um livro de presente, e numa das histórias fala sobre a Âncora que virou símbolo de Porto Ferreira. A história oficial que li nas pastas arquivadas no Museu Histórico e Pedagógico "Prof. Flávio da Silva Oliveira", relata com documentos, e a do livro parece-me que são relatos contraditórios. O preço que foi pago aos pescadores foram Cr$ 26.700,00, (Vinte e seis mil e setecentos cruzeiros) que exigiam Cr$ 40.000,00 (Quarenta mil cruzeiros). Diz também que foram 3 (três) pescadores, e na versão abaixo foi incluído mais um pescador por apelido de "MIneiro".

Continuação da História da Âncora

Ao primeiro lance nada pescaram. Voltaram ao ponto de partida combinados a descer até o rancho do João Salgueiro, acima da Ilha dos Patos, por volta das 8 horas da noite.

De repente a rede enroscou em alguma coisa. Rio abaixo demais, Palombo entrou na água o tal enrosco uma coisa esquisita, dura e desconforme. Fardim resolveu pular na água a fim de ajudar o companheiro e conseguiram colocá-la na canoa.

Como nem farolete levavam decidiram encerrar a pescaria e voltar para o rancho “Lampião de Gás” do Luiz Trevisan onde colocaram a pesada peça de ferro embaixo duma árvore, no dia seguinte examinaram a luz do dia. E tal aconteceu: tratava-se duma âncora a qual, depois de ser levada, mostrava inscrições de natureza estrangeira. A novidade, guardada na casa de seus pais, contudo desconfiavam ser a ancora do tempo da navegação, pois outra coisa não poderia conter tão precioso achado. Correndo noticia deste fato em tela, alguém na cidade levou ao conhecimento do professor Flávio da Silva Oliveira, emérito historiador ferreirense (in memorian) o qual procurou pelo Dorival Braga a fim de “negociar” a ancora entabulando “doação”, porém a proposta não fora aceita por nenhum dos quatro amigos: Alemão, Fardim, Palombo e Mineiro. Em troca pediram a Flávio uma canoa e um motor de popa, novos, porém Dorival e Flávio consideraram “muito caro” o pedido. Nesse ínterim entrou na parada, como mediador, o José ramos Sobrinho, “Zinho Ramos”, o qual publicou ao Jornal do Porto “encontro da âncora por pescadores ferreirenses” acima aludidos. Caetano Peripato, presidente de APAE tomou ciência e resolveu fazer uma coleta em dinheiro e conseguiu a importância de Cr$ 46 mil cruzeiros, quantia que foi aceita pelos quatros amigos, que acabaram dividindo o pecúlio dando origem para que a história da âncora tivesse final feliz quando a mesma foi dependurada a frente do jardim de entrada do Museu Histórico e Pedagógico Prof. Flavio da Silva Oliveira. com a ascensão de Carlos Alberto Teixeira assumindo a Prefeitura Municipal de Porto Ferreira a ancora motivo desta reportagem, mudou de lugar e permaneceu dependurada defronte ao Paço Municipal até ascensão do Prefeito André Braga, que determinou sua volta ao jardim do Museu. Assim descrevo até atingir a Nascente do Rio Mogi Guaçu depois de lamber a Foz do Rio Pardo. Acompanhe-me até Minas Gerais, ta?

Texto copiado do livro “A casa onde eu nasci”, Dorivaldo Américo da Silva (Ninão)

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 28/08/2013
Código do texto: T4456178
Classificação de conteúdo: seguro