Os Pés das Filhas dos Homens

Mais uma vez, como fizeram com outros países, os Estados Unidos estão prontos para atacar a Síria. Com a ajuda de seus aliados de sempre, isto é, os franceses, os turcos, os israelenses e outros. Dessa vez ocorrendo surpreendentemente a defecção dos ingleses.

Ainda que na França, na Inglaterra e talvez até em Israel haja quem proteste contra essa guerra por saberem de seus propósitos espúrios. Por trás da propaganda favorecendo as boas intenções contra o mal por quem, na verdade, comprovadamente espalhou o mal pelo mundo. Os mesmos propósitos que levaram à invasão do Iraque e ao julgamento e assassinato de Saddam Hussein, à invasão da Líbia e ao assassinato de Muamar Kadafi e à invasão do Afeganistão para a captura e assassinato de Osama bin Laden. Ações em que perderam a vida milhares de inocentes. Como irá acontecer agora com a Síria. E já tem acontecido. Em função do apoio militar, estratégico e econômico concedido aos rebeldes pelo Ocidente para o financiamento dessa guerra com o declarado objetivo de remover Bashar al-Assad do poder.

Ainda que pessoas como Hussein, Kadaffi e Osama bin Laden tenham sido – os dois primeiros, pelo menos – aliados dos EUA. Enquanto governantes das nações que dirigiram, quando essa aliança não se interpôs aos interesses americanos. Quanto a Osama bin Laden, considerado líder terrorista, este também esteve muito próximo da poderosa nação do norte quando lá viveu, estudou e provavelmente aprendeu muito do que depois veio a ensinar a seus seguidores.

Isso tudo só nos remete a palavras de belos autores. Como quando Oscar Wilde nos diz que “a dor é senhora deste mundo e não há ninguém que escape à sua rede”. E depois arremata-nos com a constatação de que “o amor é melhor que a sabedoria, mais precioso que a riqueza e mais belo que os pés das filhas dos homens”. Fazendo com que nos lembremos de quem nos disse: “Amai-vos uns aos outros”.

O que evidentemente nunca aprendemos ou aprenderemos. Já que preferimos, como estamos cansados de ouvir, a infeliz correlação “armai-vos uns aos outros”.

Maricá, 02/09/2013

Aluizio Rezende

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 01/09/2013
Código do texto: T4461562
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.